Por conta do tempo seco, houve baixa nos mananciais do município, que começou a prejudicar diretamente os petropolitanos
Mariana Machado especial para o Diário
O país sofre uma seca que, de acordo com o Cemaden (Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais), é a pior dos últimos 70 anos. Ela atinge todo o país, devido às queimadas nos biomas Amazônia, Pantanal e Cerrado, e também pelos resquícios do fenômeno El Niño, caracterizado pelo aquecimento anormal e persistente da superfície do Oceano Pacífico na linha do Equador. Agora, as consequências dessa seca atingem diretamente os petropolitanos.
O Cesar Magno, morador da Rua Artur Barbosa, no Caxambu, disse que está sem água desde quinta-feira passada (5). Segundo ele, não houve aviso prévio de nenhum corte de água e, quando ele contatou a concessionária, lhe foi dito para economizar água, entretanto, ele diz não haver água alguma em sua residência.
Outra moradora, da comunidade do Gulf, no bairro Coronel Veiga, também relatou falta dágua. Segundo ela, nesta terça-feira acabou, e retornou na quarta-feira (11). Já na manhã desta quinta-feira (12), acabou novamente. Ao procurar a empresa, enviaram a ela um comunicado de que a previsão de volta é para o mesmo dia às 20h, mas novamente não houve aviso prévio de que a água seria cortada.
Questionada sobre a situação, a Águas do Imperador informou que vai enviar uma equipe para verificar a bomba que abastece a região da Rua Artur Barbosa e ressalta que Petrópolis enfrenta uma estiagem severa que impacta na oferta de água nos mananciais. A situação vem sendo agravada pelas altas temperaturas que levam a um maior consumo de água por parte da população.
A concessionária ainda ressalta que intensificou o uso das captações alternativas, bombas extra e de caminhões-pipa, alguns abastecendo as regiões afetadas 24 horas por dia, além de executar medidas técnicas com objetivo de equilibrar a distribuição de água.
A orientação da Águas do Imperador é que os moradores façam o uso consciente da água, priorizando as necessidades essenciais do dia a dia. Em caso de desabastecimento, entre em contato via WhatsApp (21) 97211-8064, site www.aguasdoimperador.com.br , ou 0800 742 0422.
Veja também: