Morreu, na madrugada dessa segunda-feira (4), aos 77 anos, o artista plástico e ator, Arthur Varella Guedes, devido a complicações pós-cirúrgicas de aneurisma na aorta. O velório ocorreu, a partir das 10h, na Funerária Oswaldo Cruz e o sepultamento foi realizado, às 16h30, no Cemitério Municipal de Petrópolis. Atualmente atuava como diretor cênico e professor de teatro do Grupo Dó Ré Mi. Ele era casado com a jornalista Marilízia de Azevedo Varella Guedes, com quem viveu durante 40 anos. Deixa uma filha e uma neta.
Petropolitano, Arthur Varella Guedes nasceu em 5 de março de 1948. Filho de Arthur Varella Guedes, imigrante português e Rosa Borzino Guedes, filha de família italiana radicada em Petrópolis desde o início do século XX. Em criança já demonstrava interesse pelas artes, sendo o desenho e a pintura suas primeiras manifestações. Teve a orientação do grande Artista Plástico Jordi Massansalvador, e produziu uma vasta obra com mais de 400 telas com sua assinatura. Definia seu trabalho como figurativo experimental, na busca permanente pela interpretação emocional da imagem.
Aos 18 anos, foi inserido no Teatro, pelas mãos do saudoso Prof. Maurício Cardoso, que criou o primeiro Grupo de Teatro de Estudantes em Petrópolis. Daí, fez uma longa e próspera carreira como Ator e Diretor, participando de mais de 60 montagens, 2 novelas na TV Globo, e diversas premiações. Dedicou-se também ao Carnaval, como autor de enredos e como Carnavalesco (30 anos em Petrópolis e 3 anos no Rio de janeiro, com 2 enredos seus na Sapucai). Foi Diretor Legislativo da Câmara Municipal por quase 30 anos, e ocupou cargos de Direção nos órgãos municipais de Cultura.
Criou a Parada Iluminada, o desfile de Natal que emocionou milhares de pessoas na Rua do Imperador, cuja última versão aconteceu em 2019.
Veja também: