Edição anterior (2402):
terça-feira, 08 de junho de 2021
Ed. 2402:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2402): terça-feira, 08 de junho de 2021

Ed.2402:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Movimento intenso no feriado indica boa expectativa para a temporada de inverno na Serra

Priscila Torquato – especial para o Diário

 

Se você deu uma passadinha pelo Centro ou foi até Itaipava durante o “feriado prolongado” percebeu que a cidade estava movimentada. Com prévia de ocupação hoteleira em mais de 77% nos distritos e 52% na região central, a expectativa se concretizou. Congestionamento nas entradas da cidade, trânsito em pontos específicos como no Trevo de Bonsucesso e Quitandinha, além de calçadas movimentadas nos pólos de moda indicavam que Petrópolis foi o destino de passeio escolhido por muitos.

Movimentação turística

Um dos principais pontos turísticos de Petrópolis, o Museu Imperial, abriu para visitação externa apenas na sexta-feira (04.06) e no sábado (05.06). Nos dois dias de funcionamento, 3.253 pessoas acessaram os jardins do Palácio. A visitação ao complexo está limitada devido à pandemia de covid-19.

Comércio e o setor gastronômico também registram movimento intenso

Um dos restaurantes mais tradicionais do Centro Histórico, o Majórica Churrascaria, registrou um bom movimento no feriado prolongado. E isso animou os empresários para a alta temporada de inverno na cidade.

“Na quinta-feira e no sábado o movimento foi muito bom. Nos outros dias seguiu a média do fim de semana. Isso nos deu uma boa expectativa para os meses mais frios, pois estamos observando que muita gente tem subido a serra. Nosso público foi na maioria de visitantes e turistas. De zero a dez, posso dar nota sete para esse feriadão”, revela otimista Angélica Brum, uma das proprietárias do restaurante.

A Feirinha de Itaipava também registrou boa movimentação de clientes. Seguindo os protocolos de atendimento estipulados em decreto municipal, para acessar o espaço é necessário aferir a temperatura corporal e manter a máscara de proteção individual em todos os espaços da estrutura.

“O movimento foi muito expressivo. Dentro das condições de atendimento, a freqüência de clientes durante os quatro dias do “feriadão” foi muito boa. Estamos obedecendo aos protocolos e os consumidores estão percebendo esse cuidado e vindo para Petrópolis. Aqui, por exemplo, bombeiros civis percorrem os espaços da Feirinha para garantir que todos estejam de máscara, e os stands tem álcool em gel à disposição dos clientes. Isso nos deu uma boa expectativa para a temperada”, explica Sérgio G-tão, administrador do espaço.

Controle nos acessos à cidade

Segundo a prefeitura de Petrópolis no fim de semana as barreiras sanitárias distribuídas em quatro pontos na cidade registraram o retorno de 1.316 veículos que tentavam entrar na cidade. Foram impedidos de acessar no município quem estava em desacordo com as exceções previstas no decreto publicado no Diário Oficial do dia 22 de março, que ampliou as medidas restritivas de circulação.

 

PRF divulga balanço das estradas federais

O balanço divulgado pela Polícia Rodoviária Federal nesta segunda-feira (07.06) aponta que os motoristas foram mais prudentes ao volante. Mesmo com a pandemia, o feriado foi sinônimo de rodovias mais cheias, entretanto, quem pegou a estrada durante este período dirigiu com mais cautela do que no feriado do ano passado. Isto é demonstrado com uma queda de 52% nos autos de infrações lavrados no feriado deste ano.

O destaque fica por conta da redução da infração de dirigir sem capacete, com uma queda de 63%, seguido pela falta de cinto de segurança, com redução de 40%, e por fim a de ultrapassagem proibida, menos 31%. Entretanto, houve aumento de motoristas que falaram ao telefone enquanto dirigiam, mais 21%, e que pegaram o volante sob efeito de álcool, aumento de 29%. Em relação aos acidentes, o cenário se repete, com uma redução de 17% nos acidentes graves e de 10% a menos de pessoas feridas. Durante este período, a PRF também recuperou 11% a mais de veículos roubados ou furtados.



Edição anterior (2402):
terça-feira, 08 de junho de 2021
Ed. 2402:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2402): terça-feira, 08 de junho de 2021

Ed.2402:

Compartilhe:

Voltar: