Rômulo Barroso - especial para o Diário
A irregularidade nos serviços de coleta de lixo e entulho nas últimas semanas tem chamado a atenção de moradores e empresários do terceiro distrito da cidade. O Movimento Unidos por Itaipava demonstrou incômodo com a situação "que vem se agravando", de acordo com a entidade, sobretudo na Estrada União e Indústria. O UNITA registrou diversos pontos com lixo e entulho sobre calçadas e na rua: em ponto de ônibus, próximo a um supermercado, na entrada de uma escola, no entorno de um shopping.
A reclamação é acompanhada de relatos de mau cheiro e proliferação de insetos e ratos. O site da Comdep aponta que a coleta de lixo deve ocorrer diariamente ao longo da União e Indústria pela manhã, mas a sensação é de que o serviço não vem sendo prestado dessa forma. "Estamos vendo que há mais frequência e maior volume de sacos de lixo e restos de entulho deixados em áreas onde transitam turistas e moradores", destaca o presidente do UNITA, Alexandre Plantz.
Para ele, há um duplo impacto com essa situação: para os moradores, o enorme risco à saúde; e para a economia, uma vez que cenas de lixeiras abarrotadas e de detritos espalhados por áreas frequentadas por turistas são desestímulo aos visitantes do terceiro distrito.
"Itaipava é destino procurado por turistas que buscam tranquilidade e boa infraestrutura. Lógico que os bons serviços impactam e são fundamentais para a qualidade de vida do morador, mas há preocupação com perda de visitantes e oportunidades de negócios. Precisamos de um serviço que atenda às nossas necessidades e mantenha nosso distrito limpo", diz.
Contratos para coleta de lixo
Problemas de coleta de lixo se repetem em outros locais da cidade, como o Diário vem mostrando nos últimos meses. Só nesta semana, foram registrados lixo em ruas e calçadas na Rua Alberto Torres, no Centro, na Estrada do Xingu, no distrito da Posse, e na Av. Leopoldina, em Nogueira.
O serviço de coleta de lixo continua sendo realizado por meio de contratos emergenciais. O último que foi firmado pela Comdep é com a empresa AM3, que foi iniciado em 14 de agosto e tem vigência por 150 dias, ou seja, se encerra no dia 11 de janeiro. O valor total nesse período é de R$ 13.930.464,00.
Também está ativa a contratação do aterro sanitário de Três Rios, para onde o lixo é levado. A administração do aterro é da empresa Força Ambiental e o contrato é válido por 12 meses, contando desde 15 de julho por um custo total de R$ 8.640.000,00.
Resposta
Questionada pelo Diário sobre se há problemas com a coleta de lixo e a remoção de entulho em Itaipava, a Comdep informou que "realiza regularmente o recolhimento de entulho nos cinco distritos do município. Ao todo, são removidos das ruas de Petrópolis cerca de 300 toneladas de detritos todos os dias".
Segundo a Comdep, "O despejo irregular de lixo pela própria população é uma prática proibida". A empresa acrescenta que "Quem for flagrado cometendo a irregularidade é intimado a fazer a remoção imediata e recebe multa de R$ 10 mil".
Ainda de acordo com a Comdep, houve instalação de "segurança em diversos pontos da cidade para reforçar a fiscalização". O objetivo desses equipamentos é "flagrar e evitar o descarte irregular de lixo e entulho em espaços públicos e terrenos baldios".
Para quem precisa fazer o descarte de resíduos volumosos, como restos de obras, de móveis e ou de lixo verde, "A Comdep oferece o serviço de recolhimento gratuito de até 20 sacos de entulho, com 25 kg cada, por meio do serviço Disque Entulho. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (24) 2243-7822".
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