Edição anterior (3935):
terça-feira, 15 de julho de 2025


Capa 3935

MPF realiza reunião sobre implantação do futuro Memorial da Casa da Morte

Órgãos públicos e sociedade civil debatem criação de memorial

Foto: Paula Franco/MDHC
Foto: Paula Franco/MDHC

O Ministério Público Federal (MPF) realizou, na terça-feira (8), reunião, em Petrópolis, sobre a futura implantação de um centro de memória no imóvel conhecido como Casa da Morte. Estiveram presentes representantes do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), da Universidade Federal Fluminense (UFF), das Secretarias Municipais de Turismo e de Educação, do Instituto Municipal de Cultura e do Grupo Pró-Memorial Casa da Morte.

A reunião, conduzida pela procuradora da República Vanessa Seguezzi, teve como foco a necessidade de integração entre o município e os demais entes envolvidos no projeto, especialmente em relação às etapas técnicas e estruturais que antecedem a implantação do  memorial.

Durante o encontro, a Coordenadora-Geral de Políticas de Memória e Verdade do MDHC apresentou informações sobre o Termo de Convênio nº 1/2024, firmado entre o ministério e o município, e o Termo de Execução descentralizada com a UFF, responsável pela elaboração do projeto. Também foi destacada a importância da posse definitiva do imóvel, atualmente em processo judicial de desapropriação, para a elaboração do projeto museológico e para garantir o caráter participativo da iniciativa.

A UFF apresentou o andamento das pesquisas e ações já em curso, incluindo seminários e a previsão de cursos de formação voltados para professores da rede municipal e guias de turismo. O objetivo é preparar a cidade para acolher um espaço de memória com conteúdo sensível, histórico e educativo.

Ao final da reunião, foram definidas providências práticas, como o envio de documentos pelas instituições envolvidas, a realização de curso de formação para o secretariado municipal e uma nova reunião técnica com as secretarias de Educação e Turismo e a equipe da UFF.

“O Ministério Público Federal tem realizado reuniões periódicas sobre a desapropriação, tombamento e instalação de centro de memória no imóvel atualmente conhecido como Casa da Morte. Assim, essa reunião foi realizada para dar continuidade a essas tratativas e tem se mostrado fundamental, nesta etapa, o aprofundamento do diálogo e o trabalho conjunto dos órgãos públicos municipais e federais e a sociedade civil”, destacou a procuradora Vanessa Seguezzi.

Edição anterior (3935):
terça-feira, 15 de julho de 2025


Capa 3935

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral