Pianista Catherine Kautsky lembra fuga do nazismo e exílio em programa único
Descendente de intelectuais judeus austríacos que viveram em Viena na virada para o século XX na mesma época de Stefan Zweig, a pianista norte-americana Catherine Kautsky procurou a Casa Stefan Zweig e se emocionou ao saber que é também um Memorial do Exílio. Neste sábado 6 de setembro ela tocará um repertório escolhido a dedo: Beethoven, cuja escrivaninha fazia parte da coleção de Zweig, Schubert, os contemporâneos Zemlinsky, Schulhoff, Korngold e Eisler.
O ponto alto do programa será o improviso sobre “Die Moorsoldaten”, [Os soldados da charneca], canção escrita em 1933 por detentos de um campo de concentração na Alemanha. Tem um significado especial para a pianista, porque sua família também precisou fugir do nazismo, como Zweig, e foi para os Estados Unidos.
Catherine Kautsky é bisneta de Karl Johann Kautsky (Praga, 1854 Amsterdam, 1938), filósofo e importante teórico marxista e um dos fundadores da ideologia social-democrata. Ele editou o quarto volume de O capital e as Teorias de mais-valia de Karl Marx, além de ser coautor do programa do Partido Social Democrata da Alemanha (SPD) com August Bebel e Eduard Bernstein.
Segundo The New York Times, a bisneta Catherine Kautsky é “uma pianista cuja música fala diretamente ao ouvinte”. A crítica especializada afirma que sua gravação recente dos Prelúdios de Debussy completos “traz todo o poder, majestade e mistério da concepção de Debussy”, e sua gravação das sonatas de Brahms para violino e piano com Wen-Lei Gu foi elogiada por “caracterizar essas sonatas em um grau que raramente se encontra na sala de recitais ou em gravações”.
Catherine Kautsky fez numerosas turnês por várias partes do mundo. É docente de piano, música de câmera e repertório pianístico na Lawrence University de Wisconsin desde 1987. Premiada em vários concursos, publicou em 2017 o livro Debussy’s Paris: Piano Portraits of the Belle Époque e, em 2022, a coletânea Great Works Piano Works Explained. www.catherinekautsky.com
O evento tem o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), através do Programa Nacional de Apoio à Cultura, e de doadores individuais.
Serviço:
Catherine Kautsky, piano
Sábado, 6/9/2025, 11h
Casa Stefan Zweig Rua Gonçalves Dias, 34, Valparaiso
Entrada franca
Veja também: