Com influência europeia e clima ameno, cidade reúne confeitarias, fábricas e cafés que fazem do chocolate uma experiência cultural
Por trás da fama de Petrópolis como destino dos amantes do chocolate há mais do que o friozinho típico da serra. O sabor que se espalha em bombons, trufas e bebidas quentes carrega também a herança dos imigrantes europeus que moldaram os hábitos locais especialmente os alemães e austríacos que ajudaram a formar a identidade da cidade. Essa tradição doce, que ganha força na Páscoa, se estende pelo outono e segue firme até os dias mais frios do inverno. Às vésperas da doce data, as vitrines de lojas especializadas já dá o tom dos sabores. Para o Petrópolis Convention & Visitors Bureau, o mega feriado de 18 a 23 de abril torna a cidade ainda mais atraente com a programação de Páscoa, em espaços públicos e shoppings. Todos os serviços de gastronomia, hotelaria e prestadores de serviços associados ao PC&VB estão reunidos no site www.visitepetropolis.com .
Ao caminhar pelas ruas do Centro Histórico ou pelos arredores de Itaipava, não é difícil se deparar com vitrines que exibem delícias artesanais feitas com cuidado e afeto. Chocolaterias, delicatessens e cafés se espalham pela cidade como paradas saborosas entre um passeio e outro algumas mantêm o ar de tradição, outras trazem propostas mais recentes, mas todas têm em comum a valorização da produção local.
Entre as mais antigas, a Chocolates Katz é uma referência. Fundada nos anos 1950 por duas imigrantes uma austríaca e uma alemã a fábrica se mantém fiel à produção artesanal, com receitas que atravessam gerações. Perto do Relógio das Flores, a loja funciona como um refúgio para quem busca tanto os clássicos quanto as novidades lançadas a cada Páscoa.
Também com raízes profundas, a Fábrica Patrone faz parte do cotidiano petropolitano desde 1945. Seus bombons recheados e tabletes são disputados por quem cresceu com os sabores da marca, mas também por quem a descobre em uma visita à cidade. Já no distrito de Itaipava, na Buenísimo Chocolate, um dos diferenciais é a apresentação: muitas das variedades são esculturas, verdadeiras obras de arte. Já a Flavinha Rezende Confeitaria aposta na produção artesanal e criativa, sempre com apresentações caprichadas e sabores que fogem do óbvio.
Mais ao estilo "mãos na massa", a Chez Bonbon oferece, além das lojas no Centro e em Itaipava, visitas gratuitas à fábrica. O tour revela o processo de produção e permite acompanhar, de pertinho, a transformação do cacau em bombons finos e outras delícias. Para quem busca essa experiência sensorial, é um passeio que agrada tanto adultos quanto crianças.
E a cada nova temporada, novos sabores entram em cena. A Confeitaria Willensen, por exemplo, aposta na combinação entre tradição e criatividade: receitas de família dividem espaço com inovações, como a torta de pistache lançada no catálogo especial de Páscoa. Com ambiente acolhedor e atendimento afetuoso, a casa vem conquistando seu espaço entre os endereços mais queridos da cidade.
Outra parada irresistível é a Barcellos Boulangerie e Pâtisserie, que oferece mais do que doces: ali, cada criação transporta o visitante a um universo encantado, numa verdadeira experiência para todos os sentidos. Já a Amora Cakery surpreende com um cardápio exclusivo para a data, que inclui bolos em formato de coelhinho delicadeza que conquista à primeira vista.
No mesmo espírito, a Mimô Confeitaria e Bistrô une o charme do ambiente a um menu especial que foge do comum: entre as estrelas da casa estão os macarons personalizados, preparados com atenção a cada detalhe. É a Páscoa em Petrópolis se mostrando, mais uma vez, como um convite ao prazer, à beleza e ao sabor.
No mesmo clima de nostalgia, o Chalé do Chocolate, pertinho do Relógio das Flores, é conhecido por seus produtos que remetem a outra memória afetiva da cidade: a antiga lanchonete Mick’s Burger, do mesmo dono. Entre bombons, trufas e pães de mel, o espaço atrai visitantes e moradores que buscam um sabor com história.
Petrópolis também vem recebendo novos empreendimentos que renovam a cena. Um dos mais recentes é a Caracol Chocolates, marca que nasceu em Gramado (RS) e agora aporta no coração da cidade imperial, trazendo consigo a tradição do Sul em chocolates finos. Com loja charmosa na Avenida Ipiranga, a Caracol alia estética, qualidade e apresentação impecável um convite para entrar, experimentar e levar para casa.
Outra parada obrigatória que vai além do chocolate é o Brownie do Ton, em Itaipava. A marca já virou ponto conhecido por seus brownies macios e generosos, com receitas próprias e combinações criativas. Mas o que talvez nem todos saibam é que o local também funciona como restaurante, com cardápio saboroso e ambiente acolhedor. O brownie, claro, pode vir no fim da refeição ou ser o protagonista do passeio.
E quando a delícia é gelada? Pois a Sorvete Brasil lançou para esta Páscoa dois sabores especiais: chocolate com praliné de amendoim e caramelo salgado uma combinação ousada de texturas e sabores que vai do crocante ao cremoso, do doce ao levemente salgado e ainda a 2 Chocolates, a união perfeita entre o chocolate ao leite, o chocolate branco e o frescor dos morangos, em um sorvete aveludado que conquista à primeira colherada.
Para o Petrópolis Convention & Visitors Bureau, esse conjunto de experiências é um diferencial que reforça o apelo da cidade como destino durante todo o ano especialmente em feriados prolongados, como a Páscoa, quando o clima e o chocolate formam uma dupla infalível. “As chocolaterias de Petrópolis oferecem não apenas produtos excepcionais, mas também uma vivência sensorial. É o tipo de programa que encanta turistas e moradores. Nossa sugestão aos associados da hotelaria é que indiquem esse roteiro como uma experiência doce, leve e memorável”, afirma o presidente do Convention, Fabiano Barros.
E como cada visitante tem seu paladar e seu tempo, não é preciso escolher apenas uma. O ideal mesmo é montar seu próprio roteiro e aproveitar, entre uma degustação e outra, as paisagens, os museus e a arquitetura que tornam Petrópolis uma cidade irresistível em qualquer estação. “Quando mias tempo na cidade, mais encantado o visitante fica. Esse é nosso segredo”, brinca Fabiano Barros.
Confira qui, uma seleção de fábricas, lojas e delicatessens:
Amora Cakery
Shopping Pátio Petrópolis Centro Histórico
Telefone: (24) 2017-9898/Whatsapp: 24 2020-6114
@amoracakery
Barcellos Boulangerie e Pâtisserie
Estr. União e Indústria, 10.701, Loja B Itaipava
(21) 98502-7114
@barcellospatisserie
Brownie do Ton
Rua Coronel Veiga, 260 Centro
(24) 3302-1335
@browniedoton
Buenísimo Chocolate
Estrada União e Indústria, 10.035- Itaipava- Shopping Vilarejo
(21) 98833-5656
@buenisimochocolate
Caracol Chocolate
Avenida Ipiranga, 524 Centro Histórico
@caracol.petropolis
Chalé do Chocolate
Rua Barão do Amazonas, 25 Centro - Liberty Garden
(24) 99833-6184
@chaledochocolate
Chez Bonbon
Loja Estrada União e Industria, 9152 Granja Brasil Itaipava
Loja Rua Nelson de Sá Earp, 88 Centro
Fábrica - Rua Domingos José Martins, 398 Itaipava
Visitas à Fábrica devem ser agendadas pelo telefone (24) 98843-1761
Entrada franca
@chez.bonbon
Chocolates Katz
Rua Barão de Amazonas, 85 Centro (ao lado do Relógio das Flores)
(24) 2237-2061
@katz_loja85
Chocolates Patrone
Rua Coronel Veiga, 1321
(24) 99855-4369
@chocolatespatrone
Confeitaria Willemsen
Rua 16 de Março, 134 - Centro
Rua Visconde de Uruguai, 71 - Valparaíso
Est c. União Indústria, 10.509 - Itaipava
(24) 99965-9738
@confeitariawillemsen
Flavinha Rezende
Estrada União e Indústria, 10.035- Itaipava- Shopping Vilarejo
(24) 98862-4187
@flavinharezendeconfeitaria
Mimô Confeitaria e bistrô
End.: Estrada união e indústria, 11000 loja 23 - Shopping Estação Itaipava
(24) 22227018 / (24) 998189062
@mimoconfebistro
Sorvete Brasil
Estrada Philúvio Cerqueira Rodrigues, 1.916 Itaipava
Loja de Fábrica
@sorvetebrasil
Veja também: