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Natal: Como prevenir golpes?

Foto: Freepik
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Emanuelle Loli estagiária

Além de ser uma data com simbolismo muito forte para os cristãos, o Natal também é conhecido como uma data de solidariedade e troca de presentes. Com a chegada desta época, o movimento do comercio cresce, aumentando também os riscos de golpes. O coordenador do Procon de Petrópolis, Fafá Badia, faz um alerta a população para que não tenham problemas nesta data festiva.

Segundo o Procon de Petrópolis, no período de compras para o Natal de 2023, o município registrou 112 reclamações, incluindo as não entregues, entregues com atraso e golpes.

De acordo com Fafá Badia, as pessoas atualmente compram seus presentes mais de forma online, e por isso, a atenção aos sites das compras deve ser redobrada. “O consumidor deve sempre conferir em outros sites como Reclame Aqui, Buscapé ou na Secretaria Nacional da Defesa do Consumidor. Hoje em dia há golpistas que criam ambientes virtuais falsos, então, outra dica é: quando for pagar veja quem é o beneficiário se realmente é uma empresa com CNPJ.”, informou.

Além disso, com intuito de ajudar a diminuir os golpes, a população pode ligar ou ir a sede do Procon para que o órgão ajude a finalizar a compra junto ao consumidor.

Fafá também explica que eles aconselham como forma de pagamento mais segura o cartão de crédito, pois ele dá a possibilidade de reclamar ou cancelar a compra e abrir uma ocorrência junto à administradora do cartão.

Outro problema é sobre a situação da exposição de dados de pagamento. “O ideal é não fornecer dados pessoais, mas caso aconteça e eles sejam usados de forma fraudulenta, o consumidor deve abrir um boletim de ocorrência pela internet ou em contato com o Procon, pelo site da Polícia Civil”, afirmou Fafá.

Além disso, Fafá relembra aos consumidores sobre o direito de arrependimento. “O consumidor tem que ter atenção para o direito de arrependimento, principalmente em lojas físicas, porque em lojas físicas há a possibilidade de experimentar o produto e o lojista não é obrigado a realizar a devolução. Porém o comerciante deve deixar em local visível um aviso de que não faz esse tipo de troca”, informou.

O Coordenador conclui que o Procon está sempre disponível para o consumidor que tenha tido qualquer problema com a compra.

Além disso, os consumidores podem fazer as denúncias por meio do e-mail: fiscalizacaoprocon@petropolis.rj.gov.br ou presencialmente na sede do Procon, localizado na Rua Doutor Moreira da Fonseca, no número 33, no Centro. O atendimento acontece de segunda a sexta das 10h às 17h.

Golpes mais aplicados nesta época do ano

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) há 5 golpes que mais acontecem nesta época do ano. São eles:

- Golpe das falsas vendas: São páginas falsas de e-commerce, promoções enviadas por mensagens e perfis falsos de lojas em redes sociais. Desconfie de preços muito baixos, pressão para comprar rapidamente, lojas com poucas opções de pagamento ou e-commerces recém-criados. Criminosos também clonam sites de grandes varejistas, trocando letras no endereço eletrônico para enganar consumidores. Sempre pesquise preços e digite o endereço do site diretamente no navegador.

- Phishing: Essa é uma fraude digital que busca obter dados pessoais por meio de mensagens, e-mails ou páginas falsas. Evite clicar em links suspeitos, confira o endereço do site e mantenha o sistema e o antivírus atualizados.

- Golpe da troca do cartão: Golpistas que trabalham como vendedores observam sua senha e trocam o cartão na devolução, usando-o para compras. Ao pagar, sempre confira o valor na maquininha, verifique se o cartão devolvido é o seu e insira o cartão você mesmo. Nunca entregue o cartão a terceiros.

- Golpe da maquininha quebrada: O golpista usa uma maquininha com tela quebrada ou posiciona-se para esconder o preço, cobrando um valor maior. Se alguém pedir para passar o cartão em uma maquininha com defeito, não faça o pagamento; é golpe.

- Golpe do brinde: Criminosos usam dados pessoais para aplicar golpes. Fingem entregar brindes, geralmente flores ou cosméticos, e pedem uma taxa a ser paga com cartão, muitas vezes usando maquininhas com visor danificado. Em outra versão, solicitam uma selfie, ocultando o uso de um aplicativo bancário para autenticar operações de crédito.

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