Eventos tradicionais impulsionam economia local e movimentam a cidade
Bruna Nazareth - especial para o Diário
O fim de ano em Petrópolis é sempre marcado por uma série de eventos que trazem alegria à cidade e atraem turistas, impulsionando diversos setores da economia local, como alimentação, hotelaria e comércio. De acordo com o presidente do Sicomércio Petrópolis, Marcelo Fiorini, o período que antecede o Natal é crucial para o comércio da cidade.
"O período que antecede o Natal é o mais importante para as vendas do comércio varejista em todo o país e, em Petrópolis não é diferente. Toda programação do calendário de eventos nessa época favorece o movimento nos setores produtivos. Temos na sequência o Rock The Mountain que fortalece a procura nos hotéis, restaurantes, setor de serviços e comércio dos distritos e também o Natal do Sesc que promove esse crescimento no Centro. A perspectiva é muito positiva e toda a economia da cidade conquista bons resultados com esses eventos".
Natal Sesc
O Natal Sesc RJ terá sua inauguração na Região Serrana nesta sexta-feira, 8 de novembro, às 19h, na área do lago em frente ao Centro Cultural Sesc Quitandinha, na Av. Joaquim Rolla, 2, um dos mais icônicos pontos turísticos de Petrópolis. A abertura é um evento que reúne diversas pessoas do país que poderão desfrutar de um espetáculo com a iluminação de uma árvore natalina de 30 metros, queima de fogos, apresentação musical, mapping e até uma tirolesa sobre o lago Quitandinha. A tirolesa, que esteve presente no Rock in Rio, percorrerá 150 metros, partindo de uma altura de 14 metros próximo ao deck do restaurante, passando ao lado da árvore natalina e aterrissando após o farol, a uma velocidade média de 15 km/h. A atração, oferecida gratuitamente, funcionará de sexta a domingo, das 16h às 22h, e será ativada após a cerimônia de abertura, tudo organizado pelo Sesc RJ em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista (Sicomércio).
Para intensificar o clima natalino, o Centro Cultural Sesc Quitandinha receberá a Casa do Papai Noel, que será trazida por um caminhão iluminado, circulando pela cidade e anunciando as atrações culturais. A chegada ao Quitandinha está marcada para às 17h desta sexta (08/11), quando o veículo “desembarca” na casa do Papai Noel, onde o público poderá tirar fotos com o personagem e conhecer a proposta sustentável do lar do Bom Velhinho no Sesc.
Outra atração especial é a apresentação do coral Madrigal Contemporâneo, sob a regência e direção artística da maestra Danielly Souza. Com 13 cantores profissionais, o grupo se apresentará na sexta-feira, às 20h, encantando o público com seu repertório natalino.
“O Natal Imperial e do Sesc tem um potencial enorme de atração de turistas para Petrópolis. São recursos que movimentam vários setores como: gastronomia, hotelaria, serviços e comércio. Muitas contratações são geradas neste período em função deste aumento de fluxo turístico, que atrai dinheiro de fora para dentro da nossa economia, ou seja, influenciando diretamente na geração de emprego e renda”, ressalta Germano Valente, presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Petrópolis (SindTurismo)
A programação completa do evento pode ser acessada em www.sescrio.org.br .
Natal Imperial
Esse ano, o tradicional Natal Imperial terá início em 29 de novembro, com uma programação especial. No entanto, devido à queda na arrecadação do ICMS, o evento será mais compacto, com foco nas atividades para o público infantil.
O Palácio de Cristal, importante ponto turístico no Centro Histórico de Petrópolis, será o principal cenário das atrações culturais e da decoração natalina. Um dos destaques do evento será a Caravana da Coca-Cola, que percorre várias ruas da cidade, acontece na noite do dia 29 de novembro. A programação inclui ainda as atrações da Liga do Natal, na Praça da Liberdade e em outros pontos da cidade, entre os dias 21 e 23 de dezembro. No dia 23 de dezembro, a Catedral São Pedro de Alcântara receberá a tradicional apresentação do Coral Integração. Exposições e corridas também estão previstas.
O Natal Imperial vai até o dia 05 de janeiro de 2025.
Veja também: