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No ano passado, Petrópolis gerou diversos negócios voltados para o Carnaval

Neste ano, o evento será em março e deve atrair mais de 100 mil pessoas na cidade

Foto: Thomaz Silva - Agência Brasil
Foto: Thomaz Silva - Agência Brasil


Larissa Martins

Uma pesquisa divulgada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro (Sebrae Rio), em 2024, revelou que Petrópolis estava entre os municípios com maior concentração de pequenos negócios ligados às atividades voltadas para o Carnaval. Das mais de 223 mil empresas do Estado, 4% delas estavam localizadas na Cidade Imperial.

No levantamento desse ano, o Sebrae divulgou que, de janeiro até o início de fevereiro de 2025, foram criados mais de 2,1 mil novos empreendimentos ligados à festa popular no Estado do Rio de Janeiro. Os dados de Petrópolis foram solicitados, mas não chegaram até o fechamento dessa edição. Ainda assim, os empreendedores petropolitanos poderão contar com mais de 100 mil pessoas participando das atrações durante os oito dias de programação, em 14 localidades espalhadas pela cidade. Serão mais de 60 eventos movimentando a economia.

Municípios de destaque

Ainda segundo o Sebrae, além da capital, Duque de Caxias e Nova Iguaçu são os municípios onde mais empresas foram abertas do segmento carnavalesco. Em 2024, o número de estabelecimentos cresceu 5% em relação a 2023, com a abertura de 7,6 mil novos negócios.

Entre os estados, São Paulo concentra o maior número de empresas no país com 731,1 mil, seguido de Minas Gerais com 319,5 mil e Rio de Janeiro com 219,6 mil. No Rio, quatro municípios fluminenses somam 51% dos pequenos negócios do setor. A capital é responsável por 37% das empresas, com 82,3 mil estabelecimentos. Duque de Caxias (11,1 mil), São Gonçalo (10,9 mil) e Nova Iguaçu (8,5 mil) completam a lista.

“O Rio de Janeiro é um dos principais polos do setor carnavalesco no país. Ao todo, 98% das empresas atuantes no estado são de pequenos negócios. Por ser um evento pulsante, a tendência é que as empresas adotem produtos mais sustentáveis, com presença massiva no comércio digital e apresentem experiências autênticas e personalizadas aos foliões”, explica Marcelo Pereira, gerente de Gestão Estratégica do Sebrae Rio.

Setores

O segmento de moda e confecção domina o mercado carnavalesco fluminense, com 113,6 mil pequenos negócios, equivalente a 52% do total. Em seguida, aparecem os setores de casa e construção, com 21%, e metal mecânica, com 6%.

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