A vacina contra covid-19 está disponível no Centro de Saúde Professor Manoel José Ferreira e na UBS Itaipava
Mariana Machado estagiária
Uma nova variante da covid-19 foi identificada no Rio de Janeiro, com quase 50 pessoas infectadas entre os dias 1º e 8 de julho. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), foram identificadas 74 amostras positivas para SARS=CoV-2 em unidades de saúde de estado, pertencentes à variante Ômicron.
Por meio da Vigilância Genômica da COVID-19, foi informado que, dentre as 74 amostras positivas, 46 delas pertenciam à família de sublinhagem XFG (XFG, XFG.2 e XFG.3), correspondendo a 62,2% dos casos.
Essas sublinhagens foram identificadas em três municípios: Petrópolis (1), Rio das Ostras (1) e Rio de Janeiro (44).
Entretanto, segundo a Prefeitura de Petrópolis afirma que o paciente registrado em Petrópolis tem dois endereços e foi atendido no Rio. Com isso, ainda não há registro de atendimentos no município.
Em Petrópolis, foram registrados 109 casos de covid-19 esse ano, registro consideravelmente menor quando comparado ao mesmo período do ano passado, em que 1.819 petropolitanos foram infectados. Apenas em junho, foi registrado um caso, enquanto o mesmo mês do ano passado havia registrado 08 casos.
Os sintomas da nova variante são parecidos com os da primeira onda da covid-19. Mas, de acordo com o Centro Médico da Universidade de Nebraska (EUA), o principal sintoma da variante XFG da covid-19 é a rouquidão. A variante costuma deixar a garganta seca e irritada, modificando a voz dos pacientes.
A principal forma de prevenção da covid-19 é a vacinação, mas que deve ser apoiada também por medidas como evitar aglomerações e contato com pessoas que tenham sintomas respiratórios, lavar sempre as mãos com água e sabão, ou álcool em gel.
Em 2025, o estado do Rio de Janeiro registrou 124.119 doses aplicadas da vacina contra a covid-19, mas a SES-RJ ressalta que a procura pela imunização entre os públicos prioritários ainda é considerada abaixo do esperado em diversos municípios.
Em Petrópolis, foram aplicadas em 2025, até o dia 17/07, 3.838 vacinas contra covid-19, com cobertura vacinal 2,98%. Apesar de baixa, a cobertura está acima da média nacional, que é 2,79%.
A vacina contra covid-19 está disponível no Centro de Saúde Professor Manoel José Ferreira e na UBS Itaipava.
Veja também: