Emanuelle Loli - estagiária
Mais uma vez, pedestres que percorrem por uma calçada localizada entre as ruas Rockfeller e Ernesto Paixão, no Valparaíso, reclamam a respeito das condições precárias que o local apresenta. Em maio deste ano, o Diário já havia denunciado esta situação, mas não houve nenhuma mudança no local.
De acordo com as novas imagens enviadas, o local ainda apresenta grandes rachaduras e desníveis, oferecendo riscos à segurança dos pedestres que circulam pela região.
Vale ressaltar que essa não é uma situação isolada no município. Segundo um levantamento das características urbanísticas do entorno dos domicílios realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicado neste ano, Petrópolis tem pelo menos 40.535 calçadas com algum obstáculo. O estudo contemplou a análise de 105.018 calçadas.
Sabe-se que a responsabilidade pelo conserto do calçamento é feita pelos proprietários dos imóveis. Contudo, é de responsabilidade da prefeitura fiscalizar.
Perguntada a respeito da situação, a prefeitura informou que “A Fiscalização de Posturas voltará ao local para realizar uma vistoria e tomar as providências para determinar os reparos necessários. Vale ressaltar que o Código de Posturas prevê que a responsabilidade pela manutenção de calçadas é do proprietário do imóvel em frente ao espaço”.
Veja também: