Um novo projeto para amenizar os graves problemas de mobilidade urbana nos distritos, especialmente em Itaipava, apresentado pela NovAmosanta, entidade civil que atua em defesa dos interesses dos distritos de Petrópolis, já está sendo discutido com a Prefeitura, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) e com o Ministério Público Federal. A Interseção do Buriti, como é chamado o projeto, prevê melhorias na pista da Estrada União e Indústria, na altura do Hotel Buriti, com o objetivo de reduzir os engarrafamentos naquele trecho e no Trevo de Bonsucesso.
Segundo o vice-presidente da entidade, o projeto consta entre as recomendações do Diagnóstico de Mobilidade realizado pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que incluiu também o projeto de criação de via alternativa para o tráfego, com a realização de melhorias e alargamento da Rua Joaquim Agante Moço, que passa nos fundos do Parque Municipal, ligando Bonsucesso ao trecho da União e Indústria, na altura do Shopping Tarrafas. Essa obra permitirá a divisão do tráfego em área crítica, na região do comércio de Itaipava: o fluxo teria mão em direção ao Tarrafas, pela Rua Joaquim Agante Moço, enquanto, em sentido contrário, seria feito pela União e Indústria. O projeto prevê a construção de uma ponte, ligando as duas vias, em terreno hoje ocupado por um depósito da Comdep.
O projeto prevê a construção de uma nova pista e de dois pontos de retorno, a cerca de 150 metros do Trevo de Bonsucesso, com a utilização de um terreno ainda disponível, que poderia ser desapropriado. A NovAmosanta está otimista em relação aos dois projetos. Segundo o vice-presidente da entidade, Jorge de Botton, a obra vai ajudar a reduzir também os graves engarrafamentos no Trevo de Bonsucesso.
O presidente da entidade Carlos Eduardo Pereira, que assumiu o cargo recentemente, diz que a entidade “terá muitos desafios pela frente, pois haverá um novo governo municipal e a cidade cresce em direção aos distritos, o que torna urgentes melhorias das condições de mobilidade e ordenamento urbano”.
Carlos Eduardo Pereira e Jorge de Botton defendem também a necessidade de criação de uma superintendência administrativa em Itaipava, com confiança e acesso ao prefeito, para coordenar as ações com as secretarias municipais. O projeto será levado ao prefeito eleito Hingo Hammes.
Veja também: