Projeto propõe transformar trecho da Estrada União e Indústria com áreas verdes, calçadas largas e espaços de convivência com objetivo de criar um ambiente visando impulsionar a economia local
Emanuelle Loli - estagiária
Com o intuito de devolver um espaço aos pedestres, impulsionar a economia local e oferecer mais qualidade de vida para moradores e visitantes, a NovAmosanta, entidade civil que atua em defesa dos interesses dos distritos, propõe o projeto de um boulevard, que iria desde o Hortomercado Jornalista José Carneiro Dias, chegando ao Shopping Itaipava, contendo áreas verdes, calçadas e bancos.
“O município de Petrópolis tem em sua essência uma grande vertente econômica que é o turismo. E Itaipava, certamente, é um dos pontos centrais. Mas o turista que vem aqui não tem o que fazer. Mesmo durante o fim de semana, você não tem um lugar para andar, o que fazer, ou um “shopping” para passear. A proposta do boulevard é justamente integrar a área central, dando mais um atrativo para as pessoas”, informou Jorge de Botton, vice-presidente da NovAmosanta.
O projeto visa o alargamento das calçadas na Estrada União e Indústria, no trecho entre o Horto e o Shopping Itaipava, criando um espaço arborizado, com bancos, iluminação e infraestrutura para a convivência. A inspiração vem de cidades que apostaram na humanização urbana para fortalecer o turismo e o comércio local, como a Rua das Pedras, em Búzios.
Uma visão estratégica para o futuro
A NovAmosanta defende que o projeto representa muito mais do que uma simples intervenção urbana. Trata-se de uma visão de futuro, de adaptação à nova realidade climática e de resiliência, pois Itaipava é mais quente do que o centro histórico, pela falta de arborização, e isso também afeta o bem-estar, segundo o vice-presidente da entidade.
“Aqui em Itaipava, por exemplo, faz muito mais calor que no Centro. A diferença está no verde. Com o boulevard teríamos calçadas humanizadas com árvores, bancos, uma calçada mais ampla, isso cria um passeio. Um senta no banco, o outro vai à loja em frente, toma um café, compra um sorvete, sai do restaurante, anda um pouquinho. Isso tudo traz um complemento ao turismo que é importante”, comentou Jorge de Botton.
Ponto importante para o avanço do projeto
O Projeto do boulevard em Itaipava só será possível ser discutido após o término da integração da Agante Moço à Estrada União e Indústria, ao lado do Horto, como se fosse um anel viário que contorna o Parque Municipal, com duas pistas em cada sentido, tornando o trecho atual da União Indústria com sentido de trânsito único, em direção a Petrópolis e, portanto, também com duas pistas.
“Eu entendo que isso exige algumas ações do município, mas é preciso ter uma visão de futuro, estratégica, sobre o que se pode construir. O boulevard vai complementar e trazer uma solução para a mobilidade em Itaipava, além de impulsionar o turismo e o comércio, como hotéis, pousadas e restaurantes”, disse Jorge de Botton.
De acordo com o vice-presidente, essa parte do anel viário começou a ser feito, mas houve a paralisação das obras por falta de verba. “A obra tinha começado, já tinha parte da execução feita, mas parou no final do ano passado por falta de recursos”, concluiu.
Sobre o projeto
Em parceria com a NovAmosanta, o projeto do boulevard foi pensado pelo escritório de arquitetura internacional, POLES, e liderado por Gabriel Kozlowski, que cresceu em Itaipava.
Autoridades
Perguntada sobre o projeto boulevard e sobre as obras de integração da Agante Moço à Estrada União e Indústria, a Prefeitura não respondeu até o fechamento do jornal.
Veja também: