Edição anterior (3885):
quinta-feira, 29 de maio de 2025


Capa 3885

NovAmosanta pede ‘choque de ordem’ em Itaipava, para resolver problemas do distrito

Entidade civil reivindica ações urgentes no transporte público, fiscalização de áreas irregulares e segurança em postes de energia no terceiro distrito de Petrópolis

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Emanuelle Loli - estagiária

Com o intuito de buscar melhorias em Itaipava, a NovAmosanta, entidade civil que atua em defesa dos interesses dos distritos de Petrópolis, pede um “choque de ordem” em Itaipava, que se caracteriza por um conjunto de  ações, visando resolver diversos problemas do terceiro distrito. Dentre elas estão: fiscalização preventiva para não haver incêndios em postes de eletricidade, fiscalização de áreas irregulares que são utilizadas para fins comerciais, e reduzir a questão da superlotação de ônibus do distrito.

“O conjunto dessas ações a gente resolveu chamar de choque de ordem. Isso tem sido visto em algumas outras prefeituras que tomaram posse e a gente também espera que esse choque de ordem chegue a Itaipava, e nos distritos”, disse Carlos Eduardo, presidente da NovAmosanta.

Postes

Neste ano houve dois casos de incêndio em postes na mesma região de Itaipava, com um intervalo de três meses. Com isso, se acendeu um alerta sobre a questão do controle e fiscalização das empresas responsáveis para que seja evitado esse tipo de situação.

“Essa questão dos postes reflete um pouco a desordem e a falta de fiscalização. Tem a questão da concessionária além das outras empresas que trabalham livremente colocando mais fios, mais cabos, gerando uma concentração gigantesca de fios, correndo risco de pegar fogo”, disse Carlos Eduardo.

Em resposta, a Enel informou que realiza periodicamente ações de fiscalização dos cabos de telecomunicações que compartilham os postes com a concessionária de energia. A empresa identifica a fiação irregular, notifica as operadoras responsáveis e concede o prazo para a regularização. Passado o prazo, cabos em situação de risco podem ser removidos dos postes da Enel, assim como a fiação com propriedade não identificada. Nos casos em que há irregularidades técnicas de empresas ou fios emaranhados de empresas parceiras, a Enel não tem permissão para remover.

A Enel Rio ressalta que a concessão de distribuição de energia no país é federal, e regulada pela Aneel. De acordo com a resolução conjunta das agências Aneel e Anatel, as empresas de telecomunicações são responsáveis pela manutenção e regularização da sua fiação.

Ônibus

Uma das preocupações da entidade é em relação ao transporte urbano, em especial o 700, a linha que liga o Centro da cidade ao terceiro distrito. Superlotação nos horários de pico, dificuldade no embarque dos passageiros e falta de viagens são algumas das situações vividas diariamente.

“Em momentos em que as pessoas que trabalham aqui nos distritos, elas se deslocam de manhã cedo, por volta de 7h e também no final da tarde. Então é nesse momento que os ônibus passam superlotados e as pessoas e idosos têm uma imensa dificuldade de conseguir entrar no ônibus", disse Carlos Eduardo.

Em resposta A Turp Transporte informa que, desde o último sábado (24), a linha 700 Terminal Itaipava está operando com novos horários, em todos os dias da semana. Com o aumento na quantidade de ônibus e ajustes na frequência das viagens, a empresa vem oferecendo mais eficiência e regularidade no atendimento.

Somente no último sábado (24), o reforço na operação resultou em uma melhora de 14% no cumprimento das partidas programadas, se comparado com o sábado anterior. A frequência média, que antes era de uma viagem a cada 17 minutos, agora é de uma viagem a cada 11 minutos, garantindo mais agilidade.

No domingo (25), com a reprogramação das partidas, houve a redução entre os intervalos de viagens, que passou de 17 minutos, em média, para 15 minutos. Ao longo do dia, a alteração resultou no cumprimento de 99,6% das partidas previstas para o dia.

Nos dias úteis, desde segunda-feira (26), a frequência de viagens, que antes era, em média, a cada 10 minutos nos horários de pico, diminuiu para oito minutos, com a inserção de mais ônibus na linha. Durante a tarde, o horário de pico passou de 10 minutos para nove e, no entrepico, de 13 para 12 minutos, resultando também em uma melhora de 14% no cumprimento das viagens.

A Turp Transporte destaca que, todos os ônibus que operam a linha 700 Terminal Itaipava são do tipo alongado, elevando em até 19% a capacidade de atendimento de passageiros. A empresa ressalta que percorre trajetos extensos, totalizando, na linha mencionada, 39,8 quilômetros, se considerada uma única viagem completa, de ida e volta.

Diante deste fator, a possibilidade de atrasos e até perdas de viagens na operação são inevitáveis, devido aos inúmeros engarrafamentos nas áreas de atendimento, como nas regiões do Retiro, Corrêas, Bonsucesso e vários pontos de Itaipava, fato este constatado diariamente por qualquer motorista e morador de Petrópolis.

Por fim, a Turp Transporte destaca que possui uma das mais novas frotas de ônibus que operam na cidade, com idade média de vida útil de apenas cinco anos e meio, resultado de constantes investimentos em renovação e aquisição de ônibus zero quilômetro. Somente entre 2021 e 2024, a Turp Transporte investiu R$ 46.721.150,57 na compra de ônibus novos.

Edição anterior (3885):
quinta-feira, 29 de maio de 2025


Capa 3885

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral