Diretrizes já são uma realidade na Universidade Católica de Petrópolis
O crescimento acelerado da educação a distância (EAD) exigiu um olhar mais atento para a qualidade dos cursos nessa modalidade, que hoje já alcança números equivalentes aos do ensino presencial. Nesse cenário, o Ministério da Educação (MEC) estabeleceu recentemente novas diretrizes para regulamentar e aprimorar o funcionamento dos cursos superiores a distância, reforçando a importância de assegurar padrões de excelência acadêmica e garantir uma formação sólida aos estudantes.
O novo marco regulatório do MEC vai ao encontro do que já é praticado na Universidade Católica de Petrópolis (UCP), desde a criação do seu EAD, há 10 anos. Sempre à frente de seu tempo, a Instituição adotou um modelo de educação a distância, sem perder sua tradição no ensino e com a qualidade que há mais de sete décadas transforma a vida de milhares de alunos que se formam na UCP.
“Aguardávamos com grande expectativa a nova regulamentação para o ensino a distância, um tema que tem sido debatido por vários anos. A nova legislação propõe medidas significativas que visam aprimorar a qualidade do ensino superior. Para a UCP, essa regulamentação é particularmente bem-vinda, pois reforça as práticas que já são pilares de nossa instituição desde a criação do nosso EAD”, destaca o coordenador do ensino a distância da UCP, Prof. Dr. Leandro Ricon.
Com uma tradição de mais de 70 anos e antenada às projeções do cenário da educação, a UCP iniciou seu projeto de expansão ao implementar o EAD com apenas um curso: pedagogia. Hoje, conta com 14 graduações entre bacharelados, licenciaturas e tecnólogos - sendo oferecidas nesta modalidade. Sem perder a excelência no ensino, premissa da Instituição para a criação e ampliação da educação a distância, a UCP está alinhada à maior parte das diretrizes do novo marco. Ações já consolidadas em suas práticas.
Entre elas, a obrigatoriedade de encontros síncronos, atividades de extensão e provas exclusivamente presenciais, o que já é feito tanto na sede, em Petrópolis, como nos polos EAD em Magé, Teresópolis e Nova Friburgo. Outro ponto de destaque é a exclusão da figura do tutor, que já não existia na Universidade. Desde a implantação do EAD, a UCP priorizou o contato direto e ininterrupto entre alunos e professores, garantindo um acompanhamento mais personalizado e uma experiência de aprendizado mais profunda.
Além disso, entendendo a importância da pesquisa no desenvolvimento do país, a UCP sempre incentiva seus alunos a se integrarem em grupos de pesquisa, inclusive por meio de bolsas do Fundo Celso da Rocha Miranda e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Essa interação, somada aos eventos frequentes no calendário da Universidade, como as semanas acadêmicas, já garante aos estudantes um contato constante e uma vivência universitária enriquecedora.
Todo o trabalho já desenvolvido na UCP, tanto no presencial e, especialmente, no EAD, ganhará reforço com o investimento de mais de R$ 100 mil na compra de equipamentos modernos, como teleprompter, iluminação, computadores e webcams, para a criação de estúdios de alta qualidade para uso na educação à distância e, também, para criação de salas de videoconferência.
Mudanças garantem qualidade na formação de professores
Reconhecida por formar educadores há décadas, a UCP concorda sobre os benefícios que trazem para as profissões com a mudança estabelecida pelas novas regras do MEC sobre a obrigatoriedade de os cursos de licenciatura - área na qual se destaca - se tornarem semipresenciais.
“Essa medida assegura que os futuros professores tenham contato direto e constante com seus docentes, pois a vivência em sala de aula e a troca de experiências são fundamentais para a sua formação”, explica Ricon, frisando que o novo marco regulatório traz segurança para os futuros profissionais que optam por essa modalidade de ensino.
“Recebe-se, portanto, com satisfação a nova normativa, pois ela valida a qualidade do nosso trabalho. Percebemos que as novas diretrizes se alinham perfeitamente com a nossa metodologia de ensino, reafirmando que estamos no caminho certo desde a fundação do nosso programa de EAD”, pontua.
Veja também: