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Novo edital de concessão da BR-040 no trecho entre Rio de Janeiro e Minas Gerais é aprovado pela ANTT: Nova subida da serra será contemplada no projeto

O prefeito Hingo Hammes esteve em reunião no Ministério dos Transportes em dezembro e reforçou a necessidade do novo processo

Reprodução / site ANTT
Reprodução / site ANTT

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou a publicação do edital de concessão do sistema rodoviário composto pelas rodovias BR-040/495/MG/RJ (JF-RIO). A decisão foi tomada durante a 88ª Reunião Extraordinária de Diretoria, realizada nesta sexta-feira (17). O leilão, previsto para o dia 30 de abril de 2025, tem como objetivo viabilizar a exploração de 218,9 quilômetros da rodovia.

O edital prevê “obras de infraestrutura e a prestação dos serviços de recuperação, manutenção, conservação, operação, monitoramento, implantação de melhorias, manutenção do nível de serviço e ampliação da capacidade do sistema rodoviário composto pelas rodovias”, conforme divulgado pela ANTT.

“Esta é uma demanda muito importante, não só para Petrópolis, mas também para outros municípios cortados pela BR-040. Estive em Brasília, em dezembro, junto com o deputado federal Hugo Leal, no Ministério dos Transportes, tratando da importância de termos mais celeridade no processo e, principalmente, garantindo que ele contemple as obras da Nova Subida da Serra e as melhorias de manutenção”, afirmou o prefeito Hingo Hammes.

Ainda de acordo com a ANTT, o edital será publicado na edição de segunda-feira (20/1) do Diário Oficial da União e estará disponível, juntamente com seus anexos, na seção de Novos Projetos de Concessão de Rodovias (BR-040/495/MG/RJ (JF-RIO)) no portal da ANTT.

“Finalmente. São anos de luta por uma rodovia melhor para todos. Agradeço o apoio das demais entidades. Fecomércio-RJ e Sicomércio Petrópolis acompanham os trâmites desde o início, e para todos nós esta é uma ótima notícia. Precisamos da Nova Subida da Serra, de segurança e das melhorias que já foram pontuadas para a ANTT e o Ministério da Infraestrutura”, completou o presidente do Sicomércio Petrópolis, Marcelo Fiorini.

O projeto prevê solucionar o trânsito na Subida da Serra de Petrópolis com a ampliação da capacidade da rodovia, incluindo uma faixa adicional entre o km 80 (interseção de Duarte da Silveira) e o km 102 (praça de pedágio de Xerém), resultando em três faixas de tráfego por sentido. Também está prevista a finalização de três túneis, incluindo um com 4,618 km de extensão, cujas obras já foram iniciadas. As intervenções incluem a desobstrução, o reforço estrutural e a estabilização do túnel em construção até o final do segundo ano de concessão, abrangendo sondagens, estudos e dimensionamentos técnicos necessários, além da manutenção e operação da pista de subida.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Petrópolis, Samir el Ghaoui, os novos investimentos na BR-040 devem potencializar a economia da cidade.

“Petrópolis tem muito a ganhar com este novo momento. Um dos principais critérios para a escolha de um local para a abertura de grandes empresas é a facilidade de acesso logístico. Hoje, as condições da serra e a infraestrutura geral da BR podem ser consideradas um entrave. A expectativa de novos investimentos tende a atrair não só empresários, mas também um maior fluxo turístico”, destacou.

Ainda de acordo com o edital, após a liberação da nova pista de descida, a concessionária será responsável pela recuperação completa do pavimento rígido da atual pista de subida. As obras referentes à Nova Subida da Serra serão concluídas integralmente até o sexto ano de concessão, com algumas intervenções sendo finalizadas já no quinto ano de contrato.

Sobre o leilão

Conforme divulgado pela ANTT, o critério do leilão será o maior desconto sobre a tarifa de pedágio, assegurando o cumprimento dos compromissos firmados em contrato com o menor custo para o cidadão.

O projeto de concessão abrange os seguintes trechos:


Rodovia BR-040/MG: Do entroncamento com a antiga União e Indústria (bairro Triunfo), em Minas Gerais, até a divisa com o Rio de Janeiro.


Rodovia BR-040/RJ: Da divisa entre Minas Gerais e Rio de Janeiro até o entroncamento com a BR-116/RJ (Trevo das Missões), no Rio de Janeiro.


Rodovia BR-495/RJ: Do entroncamento com a BR-040/RJ em Itaipava até o entroncamento com a BR-040/RJ no Rio de Janeiro.


No total, o trajeto vai de Juiz de Fora (MG) a Itaipava (RJ).


Serão investidos R$ 8,8 bilhões no total (CAPEX: R$ 5 bilhões / OPEX: R$ 3,8 bilhões). Entre as melhorias previstas, destacam-se:


13,1 km de duplicação;


86,6 km de faixas adicionais;


11,7 km de ciclovias;


3 túneis;


14,6 km de vias marginais;


13 correções de traçado;


13 viadutos;


12 passarelas;


32 pontos de ônibus;


1 área de escape;


1 ponto de parada e descanso para caminhoneiros;


7 passagens de fauna.

Questionada, a atual administradora da rodovia, Concer, respondeu:

"A Concer permanece cumprindo normalmente suas obrigações contratuais, apesar do desequilíbrio contratual enfrentado desde 2014.  Importante ressaltar a expressiva diferença das soluções propostas para a eliminação do gargalo da atual subida da Serra de Petrópolis: enquanto o edital aprovado pelo poder concedente prevê 6 anos para a conclusão da Nova Subida da Serra, com tarifa inicial fixada em R$ 25,53, a Concer defende a retomada imediata e conclusão da NSS em apenas 33 meses, com tarifa inicial de 14,50 (a janeiro de 2023, mesma data-base de referência do edital).  Caberá à sociedade civil, a partir de agora, buscar o aprimoramento que entender necessário para o edital da nova concessão da rodovia".

Divulgçaão / PMP
Divulgçaão / PMP

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