Conclave teve início nesta quarta-feira (7)
O novo papa é o cardeal americano Robert Francis Prevost, 69 anos, que escolheu ser chamado de Papa Leão XIV. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (08) pelo Vaticano.
Ele se destaca por sua experiência internacional e proximidade com o papa Francisco. O novo papa, quem tem formação na ordem dos agostinianos, será sucessor de Francisco, que faleceu no último dia 21 de abril.
Atualmente, Prevost ocupa o cargo de prefeito do Dicastério para os Bispos e participou ativamente na nomeação de bispos ao redor do mundo.
"A paz esteja com todos vocês. Irmãos e irmãs, caríssimos, essa é a primeira saudação do cristo ressuscitado bom-pastor que deu a vida pelo rebanho de Deus. Eu também gostaria que essa saudação de paz entrasse no coração de vocês, alcançasse a família de vocês e todas as pessoas onde quer que elas estejam, todos os povos, toda a terra, que a paz esteja com vocês", iniciou.
Prevost tem uma visão mais alinhada com os movimentos carismáticos e sensível a questões como imigração e justiça social.
"Sou filho de Santo Agostinho, cristão e podemos caminhar juntos para o caminho que Deus nos preparou. Para Igreja de Roma, uma saudação especial. Somos uma Igreja que constroi pontes e diálogos", disse o novo Papa no seu primeiro pronunciamento e, logo após, pediu para que todos reunidos na Praça, no Vaticano, rezassem uma Ave Maria.
O novo papa também citou o papa Francisco.
"O mundo precisa da sua luz. A humanidade precisa dele como uma ponte para ser alcançada por Deus e por seu amor. Ajudem uns aos outros. Nos ajudem a construir pontes com diálogo, com encontro. Todos juntos, num único povo, sempre em paz. Obrigado, Papa Francisco", disse.
Após a morte de Francisco, Prevost disse: "Não podemos parar, não podemos retroceder. Temos que ver como o Espírito Santo quer que a Igreja seja hoje e amanhã, porque o mundo de hoje, em que a Igreja vive, não é o mesmo que o mundo de 10 ou 20 anos atrás", disse ele, no mês passado, ao Vatican News.
Quem é Robert Francis Prevost
Primeiro papa norte americano da história, Prevost nasceu em Chicago e entrou para a vida religiosa aos 22 anos. Foi ordenado padre em 1982. É também peruano, já que obteve esta cidadania em 2015. O cardeal chegou ao Peru como um jovem missionário agostiniano. É visto como um reformista, alinhado à linha de abertura implementada por Francisco e é considerado um profundo conhecedor da lei canônica.
Leão XIV
O nome é escolhido pelo próprio pontífice. O último a selecionar o nome Leão foi Gioacchino Pecci, em 1878.
Veja também: