Edição anterior (4115):
segunda-feira, 15 de dezembro de 2025


Capa 4115

Novos registros da onça-pintada no RJ mostram o felino se refrescando em rio

Parque Estadual da Serra da Concórdia, administrado pelo Inea, abriga o único exemplar da espécie registrado em todo o estado desde os anos 70

Imagem: Juran Santos / Projeto Aventura Animal
Imagem: Juran Santos / Projeto Aventura Animal


O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em parceria com o projeto Aventura Animal, registrou, no último mês, mais um flagrante da onça-pintada (Panthera onca) no Parque Estadual da Serra da Concórdia, em Valença, no Sul Fluminense. O indivíduo, que é o primeiro da espécie registrado no estado do Rio de Janeiro desde os anos 70, vem sendo monitorado pelo órgão ambiental para o aprimoramento de políticas de proteção.

No novo flagra, é possível ver o animal passando diversas vezes, durante a noite e o dia, em um corpo d´água localizado dentro da unidade de conservação estadual. A nova aparição do indivíduo na unidade de conservação estadual demonstra ainda que a espécie está marcando território, o que, além de reafirmar a qualidade ambiental da área, sugere a existência de outros animais cruciais para o equilíbrio da biodiversidade local.

O indivíduo é um macho adulto e foi registrado em câmera pela última vez no dia 11 de novembro. Técnicos do instituto vêm analisando não somente as imagens e relatos do animal, mas também suas pegadas e fezes, identificando uma dieta baseada em animais como capivaras, catetos e tapitis. O maior predador das américas, e um dos maiores felinos do mundo, a onça-pintada é de extrema importância no equilíbrio dos ecossistemas onde estão inseridas.

Estamos trabalhando para assegurar que essa onça seja acompanhada e protegida, com câmeras equipadas com sensor de movimento, grupos de pesquisa e agentes de fiscalização. Flagras como este nos permitem estudar o comportamento do animal e avaliar a eficácia da nossa rede de monitoramento em benefício do animal declarou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

O Inea desenvolveu um plano de acompanhamento e educação ambiental a fim de garantir a segurança, tanto da população, quanto do animal. A população vem sendo orientada por meio de educadores ambientais, guarda-parques e materiais educativos. Dentre as respostas à grande notícia, está a aquisição de novas câmeras pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade para monitorar a fauna em todo o território fluminense.

A onça-pintada é uma espécie ameaçada de extinção e que depende de políticas públicas para ser protegida. Existem menos de 300 indivíduos em toda a Mata Atlântica. Encontrar novamente esses animais nas florestas é um marco da preservação ambiental no estado do RJ, uma conquista de todos.

Dentre as possibilidades que levaram o animal a migrar para o Rio de Janeiro, está o fato de que o RJ é único estado que aumentou a cobertura de vegetação nativa nos últimos 40 anos. De 1985 a 2024, houve um crescimento de 30% para 32% de área de floresta no território fluminense. Isso cria um território com maior equilíbrio ambiental para este que é um animal topo de cadeia alimentar.

Edição anterior (4115):
segunda-feira, 15 de dezembro de 2025


Capa 4115

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral