A região Sudeste liderou o ranking nacional de acidentes, com 262 ocorrências
Mariana Machado estagiária
De acordo com o levantamento da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), foi registrada uma queda no número total de acidentes elétricos em 2024, o menor registro em oito anos. Entretanto, um alerta permanece: os indicadores de morte aumentaram, chegando a 257 no ano passado, o que evidencia a importância em ampliar o alcance da informação e prevenções destes acidentes.
O país registrou 685 acidentes elétricos no último ano, o que representa uma queda quando comparado a 2023, em que foram registrados 782 acidentes. Com isso, 2024 registrou o menor número de acidentes elétricos em oito anos.
Na contramão do indicador anterior, as mortes no país devido a acidentes elétricos aumentaram, saindo de 250 (em 2023), para 257 vítimas fatais em 2024.
A região Sudeste liderou o ranking nacional de acidentes, com 262 ocorrências, sendo 86 mortes e 81 casos de lesões graves. Os acidentes no setor de construção ou manutenção predial correspondem a quase metade dos casos (127).
Entre as principais causas dos acidentes nacionais, estão obras prediais, ligações clandestinas, furto de cabos, manuseio de equipamentos agrícolas próximos à rede, além de cabos energizados no solo e improvisos em instalações domésticas.
“Segurança com a rede elétrica não é apenas uma responsabilidade técnica, é um compromisso com a vida e com as pessoas. Precisamos falar sobre prevenção o ano todo, e agosto é o momento de reforçar essa mensagem de forma mais ampla e estratégica”, destaca Marcos Madureira, presidente da Abradee. Isso porque é comemorado o Agosto Vermelho, que chega à sua terceira edição, e integra a 19ª Campanha Nacional de Segurança com a Rede Elétrica, cujo mote é “Movimento Zero Acidentes. A segurança com a rede elétrica começa por você”, com o objetivo de abordar os perigos da rede elétrica e como aumentar a segurança.
Com isso, a Enel Rio dá algumas indicações para a prevenção de acidentes elétricos: não é permitido fazer edificações próximas ou sob a rede elétrica; ao instalar antena de TV no telhado ou quando for carregar objetos metálicos, como arames e canos, estes jamais devem tocar a rede elétrica; soltar pipas também pode causar graves acidentes, por isso, nunca solte perto dos fios, o choque pode ser fatal, e pode danificar a rede e prejudicar outras pessoas.
A Enel Rio informa que, somente no primeiro quadrimestre de 2025, mais 95 mil clientes da Enel Rio ficaram sem energia por causa desta prática.
Destaca ainda o cuidado que deve ser tomado com fios caídos na rua. Para a segurança de todos, o ideal é entrar em contato com a Enel imediatamente. Além disso, o combate ao furto de energia também é importante, pois, além de ser crime, pode provocar acidentes graves.
Em casa, uma série de cuidados devem ser tomados para evitar acidentes:
Veja também: