Edição anterior (3436):
quinta-feira, 04 de abril de 2024


Capa 3436

Número de doadores do Banco de Sangue cai em quase 90% após chuvas e feriado

Estoque do tipo O negativo, considerado universal, acabou sendo comprometido

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação


Daniel Xavier estagiário

O número de doadores do GSH Banco de Sangue Santa Teresa caiu em quase 90%. Devido às fortes chuvas recentes e o feriado do fim de semana, cerca de 18 pessoas têm comparecido diariamente na unidade para doar sangue. O necessário seria 50 por dia. Dessa maneira, o abastecimento do tipo O negativo acabou sendo comprometido. E com a alta demanda por hemocomponentes por conta da grande quantidade de cirurgias eletivas, acidentes de trânsito e casos de dengue, a instituição convoca em caráter de urgência os doadores para que efetuem a doação o quanto antes, a fim de evitar que os hospitais atendidos sejam afetados.

Segundo a coordenadora técnica do Banco de Sangue, Marcela Colonese, com o volume de doadores atual, é possível produzir apenas 54 bolsas por dia, quando é preciso ao menos 150 bolsas para suprir a demanda.

Para cada acidente de carro, moto e atropelamento que acontece, são utilizadas, no mínimo, de cinco a seis bolsas. Para cada cirurgia de média e alta complexidade, são necessárias duas bolsas preparadas. E, em casos de dengue hemorrágica, para atendermos um paciente de 80 kg com três doses por dia, implica na necessidade de disponibilizar 24 bolsas para um único paciente, alerta ela.

Por isso, afirmam que os esforços estão concentrados em sensibilizar os doadores para que efetuem a sua doação o quanto antes.

Enfrentamos uma situação em que todas as bolsas de sangue coletadas já são consumidas imediatamente, devido à grande demanda. Precisamos equilibrar nossos estoques, com uma boa margem de segurança, para que não falte hemocomponentes aos pacientes que necessitam de transfusões de sangue, explica Mário Sampaio, profissional de captação do GSH Banco de Sangue.

O negativo comprometido

O estoque de sangue O negativo está 37% abaixo do ideal no momento. Segundo diz Mário Sampaio, a escassez deste tipo é alarmante pois este é considerado universal.

O tipo O negativo é o que está mais em falta e isso não pode acontecer, pois ele pode ser transfundido em qualquer pessoa em casos de extrema urgência, quando não há tempo para exames que comprovem qual o tipo de sangue do paciente. Além disso, o Ministério da Saúde recomenda o protocolo de transfundir bolsas de sangue O- em recém-nascidos de até quatro meses quando necessitam de transfusão, informa profissional de captação do GSH Banco de Sangue.

A unidade sofre ainda de falta de estoque de todos os outros tipos sanguíneos.

Epidemia de dengue agrava

Com a epidemia de dengue, a demanda de doação também tem sido maior do que antes, segundo conta a coordenadora do Banco de Sangue, Marcela Colonese.

Em alguns casos, a pessoa tem uma queda muito grande na quantidade de plaquetas, o que gera um risco enorme de sangramento. Nestes casos, os pacientes precisam receber transfusão de plaquetas diversas vezes ao dia. O uso das plaquetas segue a regra de uma bolsa para cada quilo de peso. Ou seja, uma pessoa que tenha 80 kg precisa receber oito unidades por dose. Em alguns casos de dengue hemorrágica, a pessoa precisa receber até três doses por dia, detalha.

Mobilização

Qualquer pessoa saudável, com idade entre 16 e 69 anos, pode ser um doador. O Banco de Sangue está aberto diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados, e está localizado na Rua Doutor Paulo Hervê, nº 1130, Bingen. A unidade disponibiliza transporte gratuito para grupos de quatro ou 15 pessoas, devendo ser acionado pelo WhatsApp: (24) 99269-4355.

É oferecido também aos doadores, no período da doação, vaga gratuita no estacionamento conveniado com o Badia Shopping.

Edição anterior (3436):
quinta-feira, 04 de abril de 2024


Capa 3436

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral