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quinta-feira, 27 de março de 2025


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Número de viagens de ônibus não realizadas teve aumento na cidade

Foto:  Felipe Guerra - Ônibus Brasil
Foto: Felipe Guerra - Ônibus Brasil

Emanuelle Loli - estagiária

Ao todo, foram 2.981 viagens que não foram feitas no transporte público em Petrópolis. Dessas, 283 viagens não foram realizadas por falha mecânica nos ônibus e outras 2.698 por outros motivos. 212 das viagens tiveram falhas mecânicas durante as operações e 97,1% das viagens programadas foram realizadas, foi o que apontou o Relatório Mensal Operacional divulgado pela Cptrans.

Em comparação com o mês de janeiro, o número de viagens não realizadas por falha mecânica aumentou 43,65%. Em janeiro esse número era de 197 e subiu para 283. Além disso, viagens que não foram realizadas por outros motivos tiveram um aumento de 41,63%. No mês anterior o número era de 1905 e foi para 2.698.

Do total de viagens não realizadas, 230 são referentes à empresa Cidade Real, 101 da Cidade das Hortênsias e 2.625 da TURP.

Infrações

No mês de fevereiro, foram aplicadas 217 multas, sendo 170 por não manter os veículos em adequado estado de funcionamento, 40 por deixar de realizar viagem determinada, salvo motivo justificado, 5 pela falta de qualquer dos elementos externos do veículo e 2 por não obedecer rigorosamente os pontos para embarque/desembarque dos usuários.

Perguntada, o Setranspetro informou que: Segundo o Relatório Mensal de Operação, divulgado pela CPTrans, no mês de fevereiro de 2025, o sistema de transporte por ônibus cumpriu 97,1% das 103.546 viagens programadas. Os descumprimentos, equivalentes a 2,9% são, a maioria, ou seja, 2,6%, por motivos relacionados à trânsito, interrupções viárias por obras, chuva, alagamento, quedas de árvore, fiação, acidentes, além dos constantes estacionamentos irregulares. Dessa forma, das mais de 103 mil viagens programadas, apenas 283 não foram realizadas, diante das 212 falhas registradas, equivalente a menos de 0,3%. Sendo assim, somente no mês de fevereiro, as empresas de ônibus registraram a média de uma falha a cada 8.756 quilômetros percorridos.

A Cidade das Hortênsias, responsável por percorrer 290.329 quilômetros em fevereiro, cumpriu 99,5% das 26.183 viagens programadas. Das 128 viagens não cumpridas, 80 foram por interferências no trânsito e obstruções viárias e apenas 48 por falha mecânica, representando menos de 0,2%.

A Cidade Real que, no mês de fevereiro, percorreu 716.327 quilômetros, cumpriu 99,4% das 40.784 viagens programadas. Das 230 não realizadas, 210 foram por interferências no trânsito e obstruções viárias e apenas 20 por falha mecânica, equivalente a 0,04%.

A Turp Transporte, que percorreu 849.700 quilômetros em fevereiro, efetuando deslocamentos extensos por todos os distritos, cumpriu 92,8% das 36.580 viagens programadas. Das 2.624 viagens não realizadas, 2.409 foram provenientes de interferências no trânsito e obstruções viárias.

O Setranspetro destaca que a Turp Transporte possui linhas extensas, como a 700 Terminal Itaipava, que percorre por 19,9 quilômetros em uma única partida, totalizando 39,8 quilômetros, se considerada uma viagem completa, de ida e volta. Com isso, a possibilidade de atrasos e até perdas de viagens na operação são inevitáveis, devido aos inúmeros engarrafamentos nas áreas de atendimento, como nas regiões do Retiro, Corrêas, Bonsucesso e vários pontos de Itaipava, fato este constatado diariamente por qualquer morador de Petrópolis.

Ainda sobre a Turp Transporte, de todas as viagens não realizadas por motivo de interferência no trânsito, apenas 216 foram registradas como falha mecânica, equivalente a menos de 0,6%. Fatores, como a topografia da região de atendimento e problemas viários também contribuem para o aumento de falhas nos veículos, mesmo diante de uma das mais novas frotas que operam na cidade, com idade média de vida útil de apenas cinco anos e meio, resultado de constantes investimentos em renovação e aquisição de ônibus zero quilômetro. Somente entre 2021 e 2024, a Turp Transporte investiu R$ 46.721.150,57 na compra de ônibus novos.

Os resultados positivos que vêm sendo registrados por todas as operadoras, reforçam o empenho das equipes de manutenção, que atuam 24 horas por dia, com protocolos e rotinas de manutenção corretiva, preventiva e preditiva, além da atuação das equipes de operação, administração e gestão.

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