ICMBio ressalta que há tendência de aumento ainda maior para 2025
Mariana Machado estagiária
O número de visitantes nas Unidades de Conservação (UCs) federais cresceu, em 2024, registrando um aumento de 3,8% em relação ao ano anterior. E no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), não foi diferente. A unidade recebeu 239.953 visitantes, um aumento de quase 15% comparado a 2023, que recebeu 208.974 visitas.
Para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o aumento na visitação do Parnaso reflete o início da recuperação de infraestrutura da unidade, com a reabertura da piscina natural e da trilha suspensa em Teresópolis.
Além disso, ressaltam que houve também aumento do limite no número de visitantes, uma vez que o parque contratou mais funcionários para monitorar a visitação. “É fundamental que esse aumento venha acompanhado de maiores cuidados para promover uma boa experiência para os visitantes sem comprometer os ambientes naturais”, comentou o instituto.
Até março deste ano, o parque já 160 mil visitantes, enquanto o mesmo período de 2024 recebeu cerca de 60 mil, “o que sinaliza um crescimento ainda maior para esse ano”, completa o ICMBio.
O monitoramento realizado pelo Instituto Chico Mendes inclui também as Áreas de Proteção Ambiental (APA), Reservas Extrativistas (Resex), Reservas Biológicas (Rebio), Florestas Nacionais (Flona) e Monumentos Naturais (Mona), dentre outras categorias de manejo previstas no Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC).
A Área de Proteção Ambiental da Região Serrana de Petrópolis também registrou grande aumento de visitações, saindo de 36.388 visitas em 2023, para 656.892 visitantes em 2024.
Considerando todas as categorias monitoradas em 2024, incluindo os parques nacionais, a visitação ultrapassou 25,5 milhões de visitas, distribuídas em 161 unidades espalhadas por todas as regiões do País. O número representa um aumento real de 4,9% em relação a 2023, refletindo a tendência de crescimento da visitação nas unidades.
O monitoramento, que segue diretrizes nacionais para o registro das visitas, foi realizado em 161 das 340 unidades de conservação federais administradas pelo ICMBio, órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), e representa 47,3% do total de UCs existentes em território nacional.
Para o presidente do ICMBio, Mauro Pires, a pandemia evidenciou o quanto o contato direto com a natureza é fundamental para o bem-estar e a saúde física e mental das pessoas. “Cabe aos órgãos gestores das unidades de conservação, como é o caso do ICMBio, estabelecer os meios para que a visitação seja a melhor possível", disse.
Parques nacionais mais visitados em 2024?
Em 2024, o ranking dos Parques Nacionais mais visitados do Brasil reafirmou a consolidação do Parque Nacional da Tijuca (RJ), com mais de 4,6 milhões de visitas, do Parque Nacional do Iguaçu (PR), com mais de 2 milhões de visitas, e do Parque Nacional de Jericoacoara (CE), com mais de 1,5 milhão de visitas, no topo da lista.
Veja também: