Edição anterior (3708):
quarta-feira, 18 de dezembro de 2024


Capa 3708

O Natal de 2024

Mauro Magalhães ex-deputado e empresário

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay


Na próxima terça-feira,  dia 24 de dezembro, o Natal,  nascimento de Jesus Cristo,  será comemorado em todo o mundo.

Na celebração de Natal deste ano, o  Papa Francisco,  aniversariante da última terça-feira, dia 17 de dezembro,  abrirá uma série de cinco Portas Santas,  no Vaticano.

Essa é uma tradição secular. Que comemora o Jubileu da igreja Católica do ano que vem.  Uma alegre comemoração da fé,  que acontece, de 25 em 25 anos.

De acordo com a tradição, as Portas Santas,  que ficam na Basílica de São Pedro,   serão abertas, ao mesmo tempo, no Vaticano, em outras três basílicas de Roma. E, também,  em uma igreja.

Este ano,  a quinta Porta Santa a ser aberta fica em uma Penitenciária, em Roma,  por decisão do querido e ecumênico Papa Francisco

No Vaticano,  a Missa de Natal será presidida pelo Papa Francisco,  na Basílica.

de São Pedro,  no Vaticano .

A celebração será realizada às 19h,  com a abertura da Porta Santa para o início oficial do Jubileu Ordinário de 2025.

No dia 25, haverá uma benção na Basílica de São Pedro,  ao meio-dia,  na Itália.

Em 26 de dezembro,  o Papa Francisco vai presidir,  na Penitenciária de Rebibbia,  em Roma,  às 9h, missa pela festa de São Estevão,  o primeiro mártir de Jesus Cristo.

No dia 31 de dezembro,  às 17h,  na Itália,  na Basílica do Vaticano, o Papa Francisco presidirá a celebração das Primeiras Vésperas e recitar o Te Deum,  em Ação de Graças pelo ano que vem.

Criado com muitos irmãos,  sempre comemoro o Natal, com muitos parentes e casa cheia de gente.

Eu e minha mulher,  Thetys, sempre festejamos juntos o Natal,  com nossos filhos,  noras e netos.

Celebrado no dia 25 de dezembro,  o Natal  festeja o nascimento de Jesus Cristo, em Belém,  na atual Cisjordânia.

No Natal  resgatá-los a solidariedade e outros valores cristãos, como a fé,  a esperança e a caridade,

A festa de Natal,  entre os cristãos,  passou a ser celebrado entre os séculos II D.C. e o século IV D.C ( Depois de Cristo). A primeira menção a 25 de dezembro como a data do nascimento de Jesus Cristo ocorreu em 344 D.C., com a publicação do Canógrafo de 355 D.C., um calendário ilustrado pelo calígrafo Furio Filócalo. Entre os anos de 337 D.C. e 352 D.C. , o Papa Júlio I oficializou a data do nascimento de Jesus Cristo,  em 25 de dezembro, Dia do Natal  .

Aqui no Rio de Janeiro e em outras cidades do Brasil, os presépios, que estão entre os maiores símbolos do Natal,  já foram montados,  nas igrejas.

O presépio representa  a manjedoura,  onde Jesus Cristo nasceu. O primeiro foi criado pelo frade São Francisco de Assis,  em 1223,  enquanto o santo pregava o cristianismo,  no interior da Itália.

O objetivo de São Francisco de Assis, na construção de um presépio para ilustrar a história,  era o de que todos entendessem melhor o nascimento de Jesus Cristo.

A árvore de Natal é outra símbolo dessa data tão significativa. Os tamanhos são variados. A prática da montagem da árvore de Natal popularizou-se no século XIX,  no Reino Unido,  e se espalhou pelo mundo inteiro.A história do Papai Noel começou com o Santo Nicolau,  um bispo do século III D.C, que herdou sua riqueza para dar presentes aos pobres.

Realizada à meia-noite, a Missa do Galo é outra cerimônia que simboliza as comemorações de Natal. Uma das versões sobre o surgimento dessa celebração é a que conta que se deve ao fato de um galo ter cantado à meia-noite,  por ocasião do nascimento de Jesus Cristo.

Feliz Natal !

Edição anterior (3708):
quarta-feira, 18 de dezembro de 2024


Capa 3708

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral