Edição anterior (3431):
sábado, 30 de março de 2024


Capa 3431

O papel dos guias de turismo na Cidade Imperial

Associação de Guias de Turismo de Petrópolis, a AGP, atua há 40 anos proporcionando uma experiência única durante a visitação dos turistas à cidade

Divulgação
Divulgação

Larissa Martins especial para o Diário

Anualmente, estima-se que Petrópolis recebe em torno de 600 mil turistas por ano, sendo aqueles que permanecem pelo menos uma noite hospedados. Já aqueles que vêm e retornam no mesmo dia representam cerca de 1.200.000 visitantes.  A cidade é cercada por natureza, pontos turísticos, restaurantes e possui outros atrativos para atrair um público diversificado.

Mas, para que cada experiência na Cidade Imperial se torne inesquecível, é preciso que entrem em ação os guias de turismo, responsáveis por prepararem roteiros turísticos que vão desde aos tradicionais Museu Imperial, Palácio de Cristal e Casa Santos Dummont até circuitos rurais. Entre os segmentos trabalhados por eles estão: Turismo cultural, Turismo de natureza e aventura, Turismo rural, Turismo religioso, Turismo educativo e Turismo gastronômico.

Fundação da entidade

A Associação de Guias de Turismo de Petrópolis, a AGP, é uma instituição com 40 anos de fundação, que presta serviços em apoio à Cultura, ao Turismo e à Educação. Ela foi fundada em 2 de fevereiro de 1984 com a razão social de Associação de Cicerones de Petrópolis, com o intuito de organizar o trabalho dos guias de turismo da cidade e prestar informação turística aos visitantes.

Em 1986, a Associação recebeu o título de Utilidade Pública pelos serviços prestados à educação e cultura na cidade. A entidade, além de prestar serviços de divulgação da história da cidade, também incentiva o turismo juntos aos órgãos públicos e às principais agências de turismo do país. Em 1997, a entidade recebeu a nome fantasia de Associação de Guias de Turismo de Petrópolis.

A entidade tem parceria com diversas entidades e cursos para melhor qualificar seus associados e para prestar serviços exclusivos, como SEBRAE, CIETH, PCVB e Turispetro.

Quarenta profissionais

Atualmente são 40 profissionais altamente qualificados e credenciados pelo Ministério do Turismo que fazem parte da AGP. Após passar pelo curso, estes podem se especializar em áreas, como atrativos naturais, culturais, idiomas etc. Assim, se aperfeiçoando, há mais chances de prestarem um serviço de qualidade aos turistas e visitantes. Os guias também passam por reciclagem constante, pois a entidade promove visitas técnicas e treinamentos especiais constantemente para seus associados.

Existem profissionais que falam diversos idiomas como, por exemplo, francês, inglês, espanhol e italiano. Dessa forma, os visitantes estrangeiros têm o suporte necessário para interagirem nos espaços que os recebem.

Os locais queridinhos

Ana Beatriz de Oliveira, Diretora Superintendente da AGP, conta que o carro-chefe é a História do Império, pois o principal atrativo na cidade é o Museu Imperial.  O circuito histórico-cultural do centro é o mais procurado pelos turistas e visitantes. Ele inclui uma infinidade de atrativos. Um dia só em Petrópolis é pouco para conhecer tudo. Além dos mais famosos, que são Museu Imperial, Catedral de São Pedro de Alcântara, Palácio de Cristal e Museu Casa de Santos Dumont, temos também a Igreja Luterana, a Casa de Petrópolis, Palácio Quitandinha, Museu Casa do Colono, Museu de Porcelana, Museu dos Brinquedos, Museu de Cera, Cervejaria Bohemia, Orquidário Binot e muitos outros. Itaipava também entra na lista, com o seu majestoso castelo, conta.

Mas, isso não é tudo. Os eventos também atraem milharem de visitantes como, por exemplo, a Bauernfest, Serra Serata, Bunka Sai, Natal Imperial, Sarau Imperial, Rock the Montain, Feira Deguste, e muitos outros. Outra atividade que tem grande procura é o Turismo ecológico, pois temos muitas trilhas, cachoeiras e travessias e os amantes da natureza buscam sempre nossos guias para curtir nossas belíssimas paisagens. Portanto, Petrópolis tem turismo para todos os gostos, idades e sabores, pois não podemos esquecer também dos circuitos gastronômicos e cervejeiros, que têm tido uma busca crescente, diz.

Petrópolis Além do Império

Em 2019 a AGP realizou um seminário chamado Petrópolis Além do Império. O intuito deste evento foi, além de comemorar 35 anos da fundação da entidade, mostrar a todos os participantes a grande variedade de roteiros e atrativos que temos na cidade. O evento aconteceu na Bohemia reunindo 170 pessoas, entre guias de turismo, agentes de viagens e operadoras turísticas. A idéia era dar continuidade em 2020, mas a pandemia atrapalhou os planos. Em 2021, para dar suporte aos profissionais, porém seguindo todas as normas de seguraça, a AGP lançou o projeto Caminhadas pelo Centro Histórico: Ver e Viver Petrópolis. Foram lançados seis roteiros nas principais ruas da cidade. Em 2023, promoveu o curso Nos Trilhos da História: A Construção e o Desenvolvimento de Petrópolis.

O projeto unia diversos professores para contar a história de forma abrangente. Tivemos palestras sobre a História do Brasil, História de Petrópolis, História da Arte, Geografia e Turismo. A iniciativa foi direcionada exclusivamente para moradores da cidade. Em 2024, para as comemorações dos seus 40 anos de existência, finalmente a AGP conseguiu realizar o seminário Petrópolis Experiências, Encantos e Eventos. Mais de 300 estudantes de turismo, guias de turismo, agentes de viagens, operadores de turismo e profissionais de eventos se reuniram no Castelo de Itaipava. O intuito era divulgar nossos principais eventos para fomentar o turismo no município., relata a diretora.

Veja Petrópolis por outros olhos contratando os serviços dos guias. O número disponibilizado pela AGP para tirar dúvidas é: (24) 98842-3235.

Edição anterior (3431):
sábado, 30 de março de 2024


Capa 3431

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral