Edição anterior (3795):
domingo, 16 de março de 2025


Capa 3795

Obras do Governo do Estado aumentam segurança em Petrópolis

Reforma estrutural  do Túnel Extravasor está entre as ações realizadas pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas

Divulgação
Divulgação


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas, investiu cerca de R$ 300 milhões na recuperação de áreas de Petrópolis após as chuvas de 2022. Entre as principais obras está a reforma de toda a estrutura do Túnel Extravasor, que não passava por manutenção desde que foi construído pelo governo federal em 1960.

A galeria conta hoje com novas comportas, que contêm um limitador para assegurar que quando o volume de chuva ultrapassar o dispositivo, a água seja direcionada para dentro do Extravasor, reduzindo os riscos de alagamento e enchentes no Centro Histórico da Cidade Imperial.  Além do reforço estrutural da galeria subterrânea, que sofreu desmoronamentos durante as chuvas de 2022, a SEIOP realizou obras de contenção de encostas, recuperação de ruas, calçadas e  da rede de drenagem.

- Vivemos os desafios das mudanças climáticas. Não queremos viver o que passamos há três anos. Atuamos fortemente nas ações de prevenção e estamos preparados para a pronta resposta em caso de necessidade. O nosso trabalho tem força e proporciona a volta à normalidade o mais rápido possível para a população, à medida que atuamos de forma coletiva e integrada explicou o governador Cláudio Castro.

O secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Uruan Andrade, destacou o empenho do Governo do Estado na reconstrução de Petrópolis, enfatizando que as obras realizadas devolveram a segurança para os moradores e visitantes do município.

- Atuamos de forma preventiva para evitar novas tragédias na cidade. A reforma de toda a estrutura do Túnel Extravasor reduz o risco de novos desmoronamentos, garantindo mais segurança para os moradores de Quissamã. Essa obra é fundamental para melhorar o sistema de drenagem no Centro Histórico, com benefícios também para o comércio e o turismo na região. O túnel não passava por manutenção desde a sua criação há seis décadas. Era uma obra essencial para devolver a tranquilidade para moradores e visitantes.

Uruan Andrade ressaltou, ainda, a importância das obras de drenagem, contenção de encostas e recuperação de ruas, realizadas pela SEIOP. Na Avenida Washington Luiz,  foram reconstruídos os muros de contenção do Rio Quitandinha nos trechos que sofreram erosão nas margens, além de reparos no pavimento e  guarda-corpo entre as ruas Rocha Cardoso e Doutor Nelson Rocha de Sá Earp.

A Avenida Portugal  também recebeu  obras de contenção de encostas, recuperação da cobertura vegetal do morro e drenagem das ruas. No bairro Castelânea, na Rua Conde D'Eu, foram feitas a contenção de encostas, a revegetação e recuperação da rede de drenagem. O mesmo tipo de intervenção aconteceu nas ruas Teresa, 24 de Maio e Nova, no Centro, onde rochas soltas foram removidas e instalada uma barreira dinâmica para evitar novos deslizamentos de pedras. Na Rua Pedro Ivo, em Cascatinha, foi realizada a recuperação da calçada e de parte da via, que deslizou com o impacto das chuvas, além de contenção de encosta e drenagem. Por meio do Programa Forças, a SEIOP investiu na construção de contenção de encosta na Avenida Washington Luiz, atrás da UPA.

Edição anterior (3795):
domingo, 16 de março de 2025


Capa 3795

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral