Documento começou a ser emitido em janeiro de 2023, no estado
Larissa Martins - especial para o Diário
De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran.RJ), 8.640 Carteiras de Identidade Nacional foram emitidas no município de Petrópolis, até o momento.O novo documento está sendo implementado em etapas. Em janeiro do ano passado, a CIN começou a ser emitida para crianças entre 0 e 11 anos. Em abril, a idade foi ampliada para 18 anos. E atualmente, está sendo disponibilizada para cidadãos de até 40 anos.
No cenário nacional, 5 milhões de brasileiros já possuem a CIN, segundo informações do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) . Entre esses, estão cerca de 70 mil pessoas com deficiência que fizeram sua CIN e já podem ter uma conta Ouro na Plataforma GOV.BR . Os números foram divulgados nesta quinta -feira (2 1).
O documento tem o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como número único de identificação, sendo padronizado em todo o país. Desta forma, é possível estruturar cadastros administrativos e ampliar as verificações de Segurança Pública. Antes da CIN, era possível ter um documento por unidade da federação. Ele conta também com um QR code que permite verificar a autenticidade do documento, assim como saber se foi furtado ou extraviado.
"A CIN é muito importante para a segurança pública, para diminuir as fraudes, mas também é fundamental para a inclusão digital das pessoas. Este novo documento é uma porta para mais de 4.200 serviços digitais que estão disponíveis no GOV.BR . É também um caminho para a Administração Pública ser proativa e atender melhor os cidadãos", afirma o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas.
Formato digital
Além da CIN física, a população também pode acessar a versão digital através do aplicativo do GOV.BR . Basta fazer o login, que aparecerá o ícone Carteira de documentos na tela inicial. Logo após deve-se clicar no botão '+', escolher 'Carteira de Identidade' e ir em "Adicionar Documento' para ter acesso à CIN Digital. O APP permite o reconhecimento facial também pela câmera traseira dos dispositivos.
Veja também: