Após semanas de frio na primeira metade de agosto, o país agora se prepara para uma nova onda de calor a partir deste fim de semana, com temperaturas elevadas. Segundo o Climatempo, essa fase de calor intenso pode quebrar recordes de temperatura em várias regiões do Brasil e deve se intensificar até o dia 22 de agosto.
A previsão aponta que uma forte massa de ar seco intensificará o calor, levando as temperaturas a níveis recordes em algumas cidades. Além disso, a qualidade do ar será motivo de preocupação nos próximos dias, com a umidade relativa caindo abaixo de 20% em várias regiões. No estado do Rio de Janeiro, há previsão de baixa umidade para este sábado (17), variando entre 30% e 21%.
Com o ar extremamente seco, há um aumento no risco de problemas de saúde, especialmente respiratórios, além de uma maior probabilidade de incêndios florestais.
Previsão
Em Petrópolis, a previsão do tempo já indicou um aumento das temperaturas nesta sexta-feira (16) e aponta que estas continuarão a subir ao longo da semana, ficando:
Sábado (17/08): Dia de sol sem nuvens e sem previsão de chuva. Noite de tempo aberto também sem nuvens. Mín 13°C Máx 28°C
Domingo (18/08): Sol o dia inteiro, sem nuvens e sem previsão de chuva. Noite de tempo aberto também sem nuvens. Mín 13°C Máx 28°C
Segunda-feira (19/08): Dia de sol com algumas nuvens e sem previsão de chuva. Mín 13°C Máx 29°C
Terça-feira (20/08) : Dia de sol, com muitas nuvens à tarde. À noite a nebulosidade diminui. Não há previsão de chuva. Mín 13°C Máx 30°C
Quarta-feira (21/08): Dia de sol com nuvens. Sem previsão de chuva. Mín 14°C Máx 29 °C
Quinta-feira (22/08): Dia de sol sem nuvens e noite de tempo aberto. Sem previsão de chuva. Mín 18°C Máx 33 °C
Cuidados essenciais com a saúde
Com a chegada das altas temperaturas, é essencial adotar alguns cuidados específicos com o corpo, especialmente para grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças, pessoas com problemas renais, cardíacos, respiratórios ou de circulação, diabéticos, gestantes e população em situação de rua. Sendo assim, a hidratação é fundamental, especialmente para esses grupos, que podem não sentir sede e devem receber água regularmente. Além disso, é recomendado:
- Evitar a exposição direta ao sol, em especial, de 10h às 16h;
- Usar protetor solar quando expostos ao sol;
- Usar chapéus de abas e óculos escuros (especialmente pessoas de pele clara e crianças;
- Usar roupas leves e que não retêm muito calor;
- Reduzir os esforços físicos e descansar frequentemente em locais sombreados, frescos e arejados;
- Em veículos sem ar-condicionado, manter as janelas abertas;
- Nunca deixar crianças ou animais em veículos estacionados;
- Optar por refeições leves, pouco condimentadas e mais frequentes.
Se sentir algum mal-estar, procure imediatamente um lugar fresco, verifique a temperatura do seu corpo e beba água ou suco de frutas para reidratar. Caso os sintomas não melhorem, busque orientação médica.
*Com informações do Climatempo e Ministério da Saúde
Veja também: