Edição anterior (3573):
sábado, 17 de agosto de 2024


Capa 3573

Onda de calor intensa chega ao país: confira a previsão do tempo de Petrópolis

Foto: Alcir Aglio
Foto: Alcir Aglio
Bruna Nazareth - especial para o Diário

Após semanas de frio na primeira metade de agosto, o país agora se prepara para uma nova onda de calor a partir deste fim de semana, com temperaturas elevadas. Segundo o Climatempo, essa fase de calor intenso pode quebrar recordes de temperatura em várias regiões do Brasil e deve se intensificar até o dia 22 de agosto.

A previsão aponta que uma forte massa de ar seco intensificará o calor, levando as temperaturas a níveis recordes em algumas cidades. Além disso, a qualidade do ar será motivo de preocupação nos próximos dias, com a umidade relativa caindo abaixo de 20% em várias regiões. No estado do Rio de Janeiro, há previsão de baixa umidade para este sábado (17), variando entre 30% e 21%.

Com o ar extremamente seco, há um aumento no risco de problemas de saúde, especialmente respiratórios, além de uma maior probabilidade de incêndios florestais.

Previsão

Em Petrópolis, a previsão do tempo já indicou um aumento das temperaturas nesta sexta-feira (16) e aponta que estas continuarão a subir ao longo da semana, ficando:

Sábado (17/08): Dia de sol sem nuvens e sem previsão de chuva. Noite de tempo aberto também sem nuvens. Mín 13°C  Máx 28°C

Domingo (18/08): Sol o dia inteiro, sem nuvens e sem previsão de chuva. Noite de tempo aberto também sem nuvens. Mín 13°C  Máx 28°C

Segunda-feira (19/08): Dia de sol com algumas nuvens e sem previsão de chuva. Mín 13°C  Máx 29°C

Terça-feira (20/08) : Dia de sol, com muitas nuvens à tarde. À noite a nebulosidade diminui. Não há previsão de chuva. Mín 13°C  Máx 30°C

Quarta-feira (21/08): Dia de sol com nuvens. Sem previsão de chuva. Mín 14°C  Máx 29 °C

Quinta-feira (22/08): Dia de sol sem nuvens e noite de tempo aberto. Sem previsão de chuva. Mín 18°C  Máx 33 °C

Cuidados essenciais com a saúde

Com a chegada das altas temperaturas, é essencial adotar alguns cuidados específicos com o corpo, especialmente para grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças, pessoas com problemas renais, cardíacos, respiratórios ou de circulação, diabéticos, gestantes e população em situação de rua. Sendo assim, a hidratação é fundamental, especialmente para esses grupos, que podem não sentir sede e devem receber água regularmente. Além disso, é recomendado:

- Evitar a exposição direta ao sol, em especial, de 10h às 16h;

- Usar protetor solar quando expostos ao sol;

- Usar chapéus de abas e óculos escuros (especialmente pessoas de pele clara e crianças;

- Usar roupas leves e que não retêm muito calor;

- Reduzir os esforços físicos e descansar frequentemente em locais sombreados, frescos e arejados;

- Em veículos sem ar-condicionado, manter as janelas abertas;

- Nunca deixar crianças ou animais em veículos estacionados;

- Optar por refeições leves, pouco condimentadas e mais frequentes.

Se sentir algum mal-estar, procure imediatamente um lugar fresco, verifique a temperatura do seu corpo e beba água ou suco de frutas para reidratar. Caso os sintomas não melhorem, busque orientação médica.

*Com informações do Climatempo e Ministério da Saúde

Edição anterior (3573):
sábado, 17 de agosto de 2024


Capa 3573

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral