Edição anterior (3772):
terça-feira, 18 de fevereiro de 2025


Capa 3772

Onda de calor nas escolas preocupa Sepe

Seeduc afirma que vai repassar a verba para a climatização das unidades em até 90 dias

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação


Larissa Martins

O estado do Rio de Janeiro tem passado por dias de calor extremo, com alertas meteorológicos que prevêem sensação térmica de até 50°C. Essa onda tem preocupado o Sindicato dos Profissionais da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Sepe RJ), que veio a público solicitar das autoridades municipais e estaduais providências para garantir a saúde dos profissionais e alunos nas escolas públicas.

O sindicato denuncia desde o ano passado a grave situação das escolas das redes estaduais e municipais. Nos últimos dias, o Sepe tem recebido uma série de denúncias de profissionais e membros das comunidades escolares sobre as altas temperaturas registradas nas unidades, já que uma série delas não conta com climatização ou os equipamentos não funcionam de forma adequada. Os funcionários das cozinhas escolares também reclamam que os ambientes onde prepararam as merendas não possuem climatização, tornando-se impossível e insalubre trabalhar diariamente debaixo de altas temperaturas. O Diário questionou o Sepe Petrópolis se houve alguma denúncia nas unidades da cidade, mas não foi respondido até o fechamento da edição.

“Nesta segunda-feira, o sindicato recebeu comunicados das prefeituras de Itaguaí e Mangaratiba que decidiram encurtar o período das aulas nas escolas para enfrentar o alerta de temperaturas altas durante esta semana. Na rede municipal de Mangaratiba, o horário de funcionamento das unidades escolares será reduzido em 50% entre os dias 17 e 21 de fevereiro. Já na rede municipal de Itaguaí, as aulas do turno da manhã terminarão às 10h e as do turno da tarde às 17h e, nas creches municipais, a frequência das crianças será facultativa. Tivemos informação de que as redes municipais de Quissamã, Barra Mansa e Angra dos Reis também já reduziram o horário de funcionamento das escolas.”, disse o Sepe nas redes sociais.

Nota da Seeduc

O Diário questionou a Secretaria de Educação (Seeduc) sobre a denúncia apresentada pelo Sepe. A mesma informou que está investindo na climatização de todas as escolas.

“Das 1.234 unidades da rede, 1.034 têm ar-condicionado. No prazo de até 90 dias, a Secretaria de Educação vai repassar a verba para a compra e instalação dos aparelhos para unidades que só precisam dos equipamentos. Já nas demais, estão sendo realizados todos os projetos, incluindo de adequação elétrica, para que sejam submetidos às concessionárias. Vale ressaltar que todas as unidades da rede receberam verba para fazer a manutenção de seus aparelhos. A Seeduc informa que as escolas possuem autonomia para suspender as aulas em caso de necessidade, e os conteúdos pedagógicos eventualmente perdidos serão repostos”, respondeu em nota.

Audiência

Na próxima quarta-feira (19), o Sepe tem agendada uma audiência com a Seeduc para tratar dos problemas com a climatização nas escolas. O sindicato solicita aos profissionais municipais e estaduais que enviem denúncias sobre a ocorrência de altas temperaturas em suas unidades. Para tanto, a categoria deve preencher o formulário online disponibilizado no site do Sepe RJ ( www.seperj.org.br ), dizendo o nome da unidade, a que rede pertence e em que município sua escola se localiza.

Edição anterior (3772):
terça-feira, 18 de fevereiro de 2025


Capa 3772

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral