Mais do que transportar os passageiros, veículo vem sendo utilizado para entender o comportamento na operação
Um ônibus elétrico caracterizado com as cores da Bauernfest, começou a ser utilizado nos dias da festa. O veículo, que é gratuito e está em fase de testes, circula entre as comunidades levando os passageiros para o Palácio de Cristal, no Centro da cidade. A medida serve para testar a operação do veículo e está dentro do Sistema de Transporte como parte do Plano de Contingência do Transporte Público.
“É importante que a população conheça e teste o ônibus elétrico que está dentro do plano de contingência que acabamos de anunciar para o transporte público. O teste tem como objetivo criar um relatório consolidado do comportamento do ônibus durante a operação em Petrópolis e se realmente podem ser implementados na cidade, como forma de reduzir a emissão de gases poluentes no meio ambiente e de reduzir os custos operacional do sistema, impactando diretamente no preço da tarifa”, destacou o prefeito Hingo Hammes.
Diariamente, durante o período da tarde, o ônibus faz rotas entre comunidades determinadas fazendo a conexão entre a Estrada da Saudade e o Carangola, Retiro e Castelânea ou ainda Samambaia e Barão do Rio Branco. Sempre em um trajeto que não conflita com as linhas e ônibus que já existem na cidade. O ônibus tem capacidade para 89 passageiros (sendo 31 sentados).
Já a partir das 18h, o veículo segue para a rota Rua Teresa x Bauernfest, passando por locais como a Avenida Piabanha, Rua Montecaseros, Rua Paulino Afonso (Hospital Santa Teresa), Praça da Liberdade e Rua Teresa. A recarga do veículo acontece na Rodoviária do Bingen. Mais informações sobre o trajeto diário do veículo serão divulgadas nas redes sociais da Prefeitura.
Para o presidente da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), Luciano Moreira, o teste nestes primeiros dias vem sendo satisfatório, principalmente na economia de diesel e de emissão de poluentes.
“São ônibus que convertem melhor a energia em movimento. Ou seja, são mais eficientes e têm mais autonomia. Geram menos custos também porque tem menor necessidade de manutenção, isso sem falar da economia com combustíveis a diesel, que lançam gases poluentes na atmosfera. Esse que estamos testando na cidade consegue rodar a até 330 quilômetros antes de fazer a recarga, que dura em torno de três horas. Ele pode fazer, por exemplo, uma linha como a Itaipava x Centro, que chega a somar cerca de 290 quilômetros por dia. Estamos circulando com ele entre as comunidades, para testar como se comporta na nossa cidade e se é de fato viável para a nossa realidade”, explicou Luciano Moreira.
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