Edição anterior (3523):
domingo, 30 de junho de 2024


Capa 3523

Operação de fiscalização ambiental multa dois aterros sanitários em Três Rios

Agentes ambientais do Inea chegaram até ao local através de denúncias da população e devido ao mau cheiro do chorume

Divulgação
Divulgação


Uma operação de fiscalização e combate à crimes ambientais foi realizada na tarde de sexta-feira, 28, pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), no município de Três Rios, região centro-sul fluminense, autuou e multou dois aterros sanitários que atuavam de maneira irregular. Em um desses aterros os resíduos eram despejados de forma inapropriada.

Os fiscais do Inea chegaram até o local através de denúncias da população e devido ao cheiro forte do chorume. A operação aconteceu em dois locais diferentes, a primeira autuação, no aterro sanitário da empresa União Norte, constatou irregularidade no tratamento e descarte final do chorume, aonde a indícios de que parte do líquido, in natura, estava sendo escoado próximo a um córrego.

A segunda fase, em um aterro sanitário pertencente à prefeitura, o empreendimento possuía a documentação, no entanto, a forma como esse material chegava ao local estava incorreta.

A ação estava sob o comando do Inea, e teve a presença do secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, diretor de Pós-Licença e Fiscalização, Rodrigo Regis, Senador Carlos Portinho e a equipe de técnicos do órgão ambiental. O lixo acumulado estava causando diversos transtornos aos moradores do entorno, como por exemplo, poluição e mau cheiro.

-Encaminhei para o secretário Bernardo Rossi as denúncias e viemos os dois para essa operação. Subimos um longo caminho pela mata e detectamos irregularidades em um aterro, como o vazamento de chorume no único córrego que abastece a região da comunidade Vila Paraíso.  Parabéns à secretária de meio ambiente pela operação e pelas multas aplicadas, tenho certeza que o problema será resolvido- afirmou o senador Carlos Portinho.

- Toda denúncia sobre possíveis crimes ambientais que chegam ao Inea tem a determinação de serem apuradas por nossa equipe e se sendo confirmadas as irregularidades as notificações e multas são aplicadas aos representantes. Estamos reforçando as fiscalizações e o combate à todo tipo de de crime ambiental- reforçou o secretário Bernardo Rossi.-

Aterros
Os aterros sanitários são área destinadas ao despejo de resíduo urbano, o órgão ambiental concede a licença de operação e uma empresa é responsável por realizar as fiscalização e operação e manejo desse lixo.

Edição anterior (3523):
domingo, 30 de junho de 2024


Capa 3523

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral