Número apresenta queda comparado ao ano passado
Mariana Machado estagiária
O artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) proíbe a condução de veículos "com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência", isso porque o álcool reduz o nível de concentração dos motoristas, deixa a visão turva, diminui reflexos e dificulta a capacidade de compreender informações sensoriais.
Entretanto, mesmo cientes dos perigos relacionados ao álcool e condução de veículos, a Secretaria de Estado de Governo do Rio de Janeiro (Segov-RJ) informa que a Operação Lei Seca abordou em Petrópolis, até o dia 25 de março, 455 veículos. Em 66 das abordagens, o motorista estava alcoolizado no teste do etilômetro. O valor é significativamente menor, quando comparado ao mesmo período de 2024, em que foram abordados 654 veículos, sendo 175 motoristas encontrados sob efeito do álcool, o que representa 26,76% do total.
Ainda assim, segue um padrão alto, uma vez que em 2023 foram realizadas 15 ações na cidade, em que 1.873 motoristas foram abordados, e 404 condutores foram pegos em flagrante por alcoolemia.
No estado, entre os dias 1º de janeiro e 23 de março de 2025, foram realizadas 783 blitzes, e 79.931 pessoas foram abordadas. Dentre o total, 7.648 delas reprovaram por alcoolemia.
Ação Social de conscientização
Foi realizada na última sexta-feira (28), uma ação social no calçadão do Cenip, na Rua do Imperador, pela equipe da Lei Seca, e apoiadores. O objetivo do evento que teve como tema “Ação Social em Comemoração ao Mês das Mulheres: Uma Mobilização pela Conscientização e Empoderamento”, foi promover a conscientização sobre temas cruciais que afetam a vida das mulheres e da sociedade. No local as pessoas aferiram a pressão arterial, receberam dicas sobre o que fazer em casos de violência física e psicológica e informações sobre o trabalho preventivo que é realizado pela Lei Seca.
Operação Lei Seca
A Operação Lei Seca é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Governo do Rio de Janeiro, em parceria com o DETRAN e Secretaria de Estado da Polícia Militar, criada para combater a combinação de álcool e direção, visando reduzir acidentes de trânsito e salvar vidas. Lançada em 2009, a operação realiza blitzes em vias estratégicas, onde condutores são submetidos ao teste do bafômetro. Além da fiscalização, a operação também tem um forte viés educativo, promovendo a conscientização sobre os perigos da embriaguez ao volante.
Veja também: