O primeiro dia do outono em Petrópolis será de sol com muitas nuvens, podendo se tornar nublado com chuvas pela manhã e um temporal à tarde
Mariana Machado Estagiária
Nesta quinta-feira (20), o verão dá lugar ao outono, uma estação de transição entre o calor úmido do verão e o frio seco do inverno, que vai até 21 de junho. De acordo com o Climatempo, a previsão é de um outono mais quente que os anteriores, devido às mudanças climáticas e ondas de calor, com chuvas dentro da média.
O meteorologista Vinicius Lucyrio, da Climatempo, explicou ao G1 que, apesar do calor esperado, o país viverá dias de grande amplitude térmica, com mínimas baixas e máximas altas, ou seja, manhãs muito frias e tardes quentes. Ele também destacou que ondas de calor são menos prováveis durante o outono.
O mês de abril será de temperaturas mais altas, principalmente no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, enquanto no Sul e Sudeste, as chuvas devem ser superiores à média.
Em maio, a previsão é de temperaturas acima da média, especialmente no Sudeste e Centro-Oeste, com chuvas abaixo da média. Já o mês de junho deve apresentar temperaturas ligeiramente acima da média e um clima muito seco, com chuvas na média ou um pouco abaixo da média em boa parte do país.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a combinação de chuvas intensas, massa quente e úmida, e um cavado a cerca de 5.000 metros de altitude pode causar transtornos nas regiões metropolitanas de São Paulo e Belo Horizonte, no sul e na Zona da Mata mineira, no centro-sul do Espírito Santo, no Rio de Janeiro e no Vale do Paraíba, em São Paulo.
Em Petrópolis, o primeiro dia do outono será de sol com muitas nuvens, passando para céu nublado com chuva pela manhã e um temporal à tarde. À noite, as chuvas persistem. Na sexta-feira, a instabilidade começa a perder força, e a chuva se torna mais isolada, com pancadas durante o dia, mas sem volumes significativos. O tempo será de sol com algumas nuvens.
O outono é caracterizado pela queda gradual das temperaturas, que se tornam mais amenas, antecipando o frio do inverno. A estação também é marcada pelo aumento dos ventos e pela diminuição da umidade do ar, além da transformação da vegetação, com folhas adquirindo tons amarelados e avermelhados devido à menor incidência de luz solar e à diminuição da produção de clorofila.
Veja também: