Emanuelle Loli - estagiária
Pacientes que precisaram ser atendidos na UPA do Centro de Petrópolis nos últimos dias reclamaram da demora para a realização do exame de tomografia e a entrega do resultado. Segundo Luana Motta, que, na última segunda-feira (24), levou a mãe de 70 anos até a unidade de pronto atendimento, a espera foi longa: 7h para fazer o exame e mais 5h pelo resultado.
“Minha mãe, que tem 71 anos, foi atendida hoje às 10h na UPA Centro, e o médico solicitou uma tomografia. Ela e outros pacientes que chegaram antes dela só fizeram o exame às 17h, porque não havia ambulância para levá-los até o Hospital Municipal Nelson de Sá Earp (HMMSE). Quase 12h depois de dar entrada na UPA, ainda estávamos aguardando o resultado do exame”, comentou Luana.
Além disso, ela relatou que outra idosa, de 86 anos, chegou antes das 10h e também ficou o dia todo esperando a ambulância, em jejum, para realizar o exame. “Sem prioridade nenhuma, nem para idosos nem para o risco amarelo, que ambos receberam na triagem”, disse.
A situação não aconteceu apenas na última segunda-feira. Outro relato mostra que o problema não foi um caso isolado. “Essa situação é constante na UPA. Acompanhei uma amiga dias atrás com problema respiratório, e ela ficou das 15h às 4h da manhã para ser atendida e fazer o devido exame”, comentou Sheila.
Questionada, a Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis informou que, “nesta segunda-feira (24), houve um atraso atípico na realização de exames de tomografia, situação que já foi normalizada. Pacientes que dão entrada nas UPAs e necessitam realizar exame de tomografia são transferidos de ambulância para a unidade de referência, localizada no Hospital Nelson de Sá Earp”.
Veja também: