Nesta edição, o projeto Luzes da Guanabara amplia a acessibilidade com um intérprete de libras na cerimônia de abertura
O governador Cláudio Castro deu início, nesta segunda-feira (09/12), às celebrações natalinas no Palácio Guanabara, sede do Poder Executivo do Estado. O projeto Luzes da Guanabara, que está na sua segunda edição, ganhou este ano uma árvore interativa acessível e contou com um intérprete em libras ampliando a acessibilidade para os deficientes auditivos. A decoração se destaca pela iluminação especial da fachada, conta com mais de 350 mil lâmpadas de leds.
Durante a cerimônia, os visitantes receberam a ilustre visita do Papai e da Mamãe Noel, além de acompanharem uma apresentação do teatro Magia de Natal e da Orquestra de Violino do Rio.
-O projeto Luzes da Guanabara é a oportunidade de olharmos para o ano que está finalizando e agradecermos. É tempo também de reunir as famílias, os amigos e celebrar a vida com amor e alegria. Que o espírito natalino renove a esperança de cada um que passar por aqui e de todos os cidadãos fluminenses - ressaltou Cláudio Castro.
Além do Palácio Guanabara, a Rua Pinheiro Machado também será iluminada durante 30 dias. O projeto Luzes da Guanabara oferecerá atrações musicais durante todo o mês de dezembro, levando cultura para os moradores da região e visitantes.
Inclusão e acessibilidade
Nesta edição, a inclusão é o grande destaque. No evento de abertura, um intérprete de libras garantiu o acesso aos dificientes auditivos que estavam presentes na cerimônia. Já a árvore interativa, foi projetada para proporcionar uma experiência sensorial e inclusiva. Com elementos que estimulam o tato e a audição, ela convida pessoas com deficiência a vivenciarem o Natal de maneira única.
Realizado pelo Governo do Estado, com patrocínio da Light, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o Luzes da Guanabara tem o objetivo de reafirmar o espírito natalino em todos os cariocas e visitantes. Ele também impulsiona a economia local, contribuindo para o comércio, cultura e o turismo na cidade.
- A Light acredita no poder transformador da cultura, do desenvolvimento social e da valorização das tradições locais. Por isso, temos orgulho de apoiarmos o projeto Luzes da Guanabara pelo segundo ano consecutivo - afirma o superintendente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Light, Daniel Mendonça.
Veja também: