O Palácio Tiradentes, sede histórica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), recebe a exposição 75 Anos do Maracanã: “Um senhor estádio a todo vapor”. Concebida pelo colecionador Alex Braga, a mostra apresenta mais de 400 peças, com itens raros e inéditos. A abertura ocorreu sábado (30/08. A exposição é gratuita e fica em cartaz até 20/10.
A mostra reúne um acervo raro, apresentando itens como a cadeira perpétua do estádio (1950), a bola utilizada na despedida de Pelé da Seleção Brasileira (1971) e a camisa utilizada e autografada por Garrincha em seu último jogo no Maracanã (1973).
Com início no período de construção do maior estádio do Brasil, a exposição passa por eventos inesquecíveis, como a visita do Papa João Paulo II e o show do cantor Frank Sinatra, até chegar a jogos e jogadores que marcaram a história do futebol brasileiro e internacional, seja no passado ou no presente. Serão exibidos itens históricos de atletas como Pelé, Garrincha, Zico, Roberto Dinamite, Romário, Renato Gaúcho, Neymar, Maradona, dentre outros craques.
“O futebol é uma das maiores paixões da nossa cultura nacional, por isso, é uma honra trazer uma exposição tão simbólica para a Alerj, que é a casa do povo. A sede histórica do Parlamento fluminense abre as portas para que o público se emocione e relembre momentos marcantes vividos no Maracanã, o gigante do esporte”, celebra Marcos Brito, diretor geral da Alerj.
"É uma honra participar, viver e contar essa história através de um acervo inédito, jamais reunido; fruto de um trabalho de pesquisa imersiva que resulta nesta grande exposição. O meu desejo é que o público volte no tempo e encontre um momento inesquecível, resgate uma vitória, um gol - quer seja de cabeça, perna, bicicleta ou até mesmo de barriga", comenta Alex Braga, curador da mostra.
Veja também: