Edição anterior (3852):
quinta-feira, 01 de maio de 2025


Capa 3852

Palestras com nutricionista preparam alunos para os Jeups e incentivam hábitos saudáveis

Iniciativa do Colégio Koeler integra projeto pedagógico que alia esporte, saúde e formação integral de estudantes do ensino fundamental e médio

Divulgação
Divulgação

Antecedendo a participação nos Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis (Jeups), estudantes do 6º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio estão participando de uma série de palestras sobre alimentação saudável, com foco no desempenho físico e mental, que tiveram início hoje, terça-feira (29/04). A ação é promovida pelo Colégio Koeler e conduzida pela nutricionista Maria Helena Araújo Feliciano, que tem ampla experiência com o público adolescente.

Mais do que orientar sobre o que comer antes de treinos e competições, a proposta busca provocar uma reflexão mais profunda sobre hábitos alimentares e autocuidado na adolescência fase marcada por mudanças intensas e maior exigência nutricional.

“Nosso objetivo é oferecer uma formação que vá além da sala de aula. Desde a fundação, o Colégio Koeler aposta no esporte como ferramenta educativa. E percebemos, ao longo das últimas edições dos Jeups, que a nutrição precisava entrar definitivamente nesse processo. Uma boa alimentação influencia diretamente no rendimento e na saúde dos nossos estudantes-atletas”, destaca o diretor pedagógico Raphael Louro.

A iniciativa faz parte de um projeto iniciado em 2023 e que começou a ser executado em 2024, voltado para o desenvolvimento integral dos alunos por meio da articulação entre educação e prática esportiva. Segundo Louro, a proposta também visa promover competências como autodisciplina, planejamento de rotinas, responsabilidade e cuidado com o corpo.

A nutricionista Maria Helena explica que, ao longo das palestras, os estudantes estão recebendo informações sobre os impactos da alimentação no desempenho físico e cognitivo. “Quando o corpo está bem nutrido, há mais disposição, concentração e menor risco de lesões. Já percebi que alguns alunos chegam à aula de educação física sem comer nada, e isso é muito perigoso”, relata.

Além de falar sobre os erros mais comuns, como jejum antes do treino ou consumo excessivo de produtos industrializados, a palestrante apresenta alternativas práticas e acessíveis, como lanches saudáveis que podem ser levados de casa. “Organização e foco são essenciais. Descascar uma fruta é tão rápido quanto abrir um pacote de biscoito. Os adolescentes só precisam de incentivo para fazer boas escolhas. Comer bem não é sinônimo de comida sem graça. Pelo contrário: há receitas incríveis e equilibradas que eles podem adaptar ao gosto pessoal.”.

Com linguagem direta e exemplos do cotidiano, Maria Helena também aborda temas como hidratação, necessidades nutricionais específicas da adolescência e equilíbrio na alimentação. “É claro que eles podem comer hambúrguer, pizza, batata frita, mas precisam entender que isso não pode ser rotina. Se a base for saudável, esses momentos pontuais não vão trazer prejuízos.”.

O Colégio Koeler vê a participação nos Jeups como uma experiência pedagógica completa. “Apesar da natureza competitiva dos jogos, há um forte ganho em termos de socialização, senso de pertencimento e cooperação. Além da preparação técnica e física, queremos que nossos estudantes se sintam preparados em todos os sentidos inclusive emocionalmente, o que será nosso próximo foco”, antecipa Louro.

Questionada sobre o que espera deixar como principal legado da palestra, Maria Helena é categórica: “Consciência. Que eles compreendam, desde cedo, que as escolhas alimentares impactam diretamente na saúde, no desempenho e na qualidade de vida.”.

A escola pretende avaliar a adesão dos estudantes à proposta e, se os resultados forem positivos, ampliar ações semelhantes ao longo do ano. Para Raphael Louro, esse é mais um passo rumo a uma educação que considera o aluno em sua totalidade. “Queremos formar cidadãos preparados para a vida e isso passa, sem dúvida, pelo cuidado com o próprio corpo.”.

Mais informações sobre o Colégio Koeler podem ser obtidas pessoalmente à Av. Koeler, 190 -Centro, Petrópolis/ RJ, por meio do telefone (24) 2242-0111, pelo Instagram @ckpetropolis ( https://www.instagram.com/ckpetropolis/ ) ou ainda pelo site https://ckpetropolis.com.br/ .

SERVIÇO

CK Petrópolis - Colégio Koeler

Av. Koeler, 190

Centro, Petrópolis

Telefone: (24) 2242-0111

Instagram: @ckpetropolis ( https://www.instagram.com/ckpetropolis/ )

Site: https://ckpetropolis.com.br/

Fundado em 29 de agosto de 2017, por Amanda Arcosy, Raphael Louro e Thiago Kiefer, o CK tem como principal objetivo entregar uma educação inovadora para Petrópolis, atendendo da Educação Infantil (a partir de um ano de idade) ao Ensino Médio. Localizado em um dos pontos mais nobres da cidade, o colégio surgiu com o objetivo de transformar a educação tradicional e, para isso, se uniu ao Sistema de Ensino pH. Com um foco total no desenvolvimento das habilidades para o Século XXI, a Era do Conhecimento, o CK trabalha de forma integral, formando cidadãos para aprender a conviver, a se autogerenciar e prontos para interagir em uma sociedade com constantes e velozes mudanças.

Edição anterior (3852):
quinta-feira, 01 de maio de 2025


Capa 3852

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral