A área que fica na Zona Oeste do Estado é administrada pelo Inea, e está no top 10 principais destinos em unidades de conservação ambiental
O Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB), administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), foi destaque em um levantamento nacional que apontou as dez unidades de conservação mais procuradas pelos brasileiros em 2024. Localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, o parque ficou em 7º lugar no ranking nacional elaborado pela plataforma “Bulbe Energia”.
O destaque do Parque Estadual da Pedra Branca reforça o compromisso do Governo do Estado, por meio do Inea, em garantir a preservação ambiental e ampliar as oportunidades de contato da população com nossas riquezas naturais destaca o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
O crescimento do interesse por áreas protegidas reflete uma tendência nacional: segundo o levantamento da plataforma, as buscas online por unidades de conservação cresceram 50% em 2024, somando mais de 1 milhão de pesquisas. Técnicos do Inea confirmam esse interesse, estima-se que 2.5 milhões de visitantes estiveram presentes nos parques estaduais do Estado no último ano.
Com mais de 12,3 mil hectares de área verde, o Pedra Branca é considerado a maior floresta urbana do mundo. O parque travessa 17 bairros da Zona Oeste da cidade, entre eles, Jacarepaguá onde fica a sede da unidade, localizada no Pau da Fome, e seus núcleos, localizados no Camorim, também em Jacarepaguá , Realengo e Vargem Grande, onde está situado o posto avançado Quilombola batizado em homenagem à comunidade Quilombola Cafundá Astrogilda.
Com essa imensidão de floresta, o PEPB abriga nascentes, cachoeiras, mirantes e uma rica biodiversidade, que é lar de mais de 450 espécies, sendo 43 de peixes, 20 de anfíbios, 27 de répteis, 338 de aves e 51 de mamíferos. O Parque é reconhecido internacionalmente como uma IBA (Important Bird and Biodiversity Area), ou seja, uma área prioritária para conservação da biodiversidade de aves, pela BirdLife International. Além disso, a UC é uma ótima opção de lazer, ecoturismo e contato direto com a natureza.
Veja também: