Emanuelle Loli - estagiária
Pedestres que passam por uma calçada localizada entre as ruas Rockfeller e Ernesto Paixão, no Valparaíso, reclamam a respeito das condições precárias que o local apresenta. De acordo com imagens enviadas ao Diário, o local apresenta grandes rachaduras e desníveis, oferecendo riscos à segurança dos pedestres que circulam pela região.
Segundo relatos, os danos começaram a surgir ainda no final do ano passado e, desde então, a situação só tem se agravado. “A calçada começou a quebrar já no final do ano passado, mas conforme passa o tempo ela vai piorando, como se estivesse estourando aos poucos. Nós (pedestres), temos que ficar mais atentos para não tropeçarmos ou, até mesmo, torcer o pé nos buracos nas elevações da calçada”, informou uma moradora do Valparaíso, que preferiu não se identificar.
As grandes elevações obrigam os pedestres a redobrar a atenção, e a situação se torna ainda mais desafiadora para pessoas com mobilidade reduzida.
Perguntada, a prefeitura respondeu que “O Código de Posturas prevê que a responsabilidade pela manutenção de calçadas é do proprietário do imóvel em frente ao espaço. A Fiscalização de Posturas vai enviar um fiscal ao local para vistoriar e tomar as providências para determinar o reparo necessário”.
Veja também: