Edição anterior (3756):
domingo, 02 de fevereiro de 2025


Capa 3756

Pela primeira vez em quase 70 anos, Colégio Estadual Princesa Isabel passa por grande reforma para o ano letivo de 2025

Secretária Roberta Barreto esteve em Petrópolis para acompanhar a reforma

Foto: Sandra Barros/Seeduc-RJ
Foto: Sandra Barros/Seeduc-RJ


Em mais uma visita às obras das escolas que estão sendo modernizadas nestas férias, a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, esteve nesta sexta-feira (31/01), no Colégio Estadual Princesa Isabel, em Petrópolis, na Região Serrana, para acompanhar as melhorias que estão sendo implementadas.

A unidade fica no bairro Quitandinha, bem na entrada da cidade, e atende cerca de 650 alunos nos três turnos com o Ensino Médio Regular e o Ensino de Jovens e Adultos e é um dos estabelecimentos de ensino mais tradicionais do município. Com seus 69 anos de história, o colégio nunca havia passado por uma reforma tão completa.

Emocionada, a professora Roberta Barreto lembrou que a unidade foi um ponto de apoio importantíssimo durante as chuvas que atingiram o município nos últimos anos, acolhendo a comunidade e os profissionais que atuavam na emergência climática e que agora vai atender  a população petropolitana com mais conforto ainda.

Ao lado dos membros da equipe técnica da Seeduc e da Regional Serrana I, responsável pela unidade, ela comentou as melhorias do C. E. Princesa Isabel e dos demais que estão em reforma.

Esta unidade tão especial ajudou a população durante as chuvas agora está ficando linda. Ela é uma das 118 escolas dos 38 municípios em que a Seeduc está fazendo obras de manutenção e grandes reformas durante as férias escolares, beneficiando diretamente 63 mil alunos. Todos esses investimentos vão refletir no processo ensino-aprendizagem graças a um ambiente mais saudável, mais acolhedor e muito mais funcional para professores e alunos. Várias dessas obras só foram possíveis graças às emendas impositivas parlamentares, por isso meu agradecimento ao presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, ao governador Cláudio Castro, que disponibilizou o orçamento para que pudéssemos fazê-las, e aos nossos servidores que tanto merecem afirmou a secretária.

Uma ida rápida na secretaria para resolver questões de documentação foi o suficiente para o aluno Rafael Boaventura (18 anos) se surpreender com toda a movimentação na escola.

Do nada vi novas paredes em pé, um monte de gente trabalhando, não entendi na hora que estavam reformando tudo, acho que vai ficar maneiro. Um ambiente mais limpo e mais organizado ajuda a gente a ter foco e eu gosto de estudar aqui porque é perto da minha casa e os professores são legais disse o jovem que vai iniciar a terceira série do Ensino Médio.

Entre as melhorias estão a fachada, reforma de todas as salas de aula, banheiros, salas administrativas, rampas de acesso e corrimões, estacionamento, sala dos professores, mudanças estruturais, área esportiva, pátios, biblioteca, auditório e muito mais. Uma mudança importante é a transferência da secretaria para o primeiro andar do prédio, facilitando o acesso dos responsáveis que antes precisavam se dirigir ao segundo andar.  Além disso, a partir deste ano, todas as salas terão projetores fixos para auxiliar o ensino, uma novidade para alunos e professores.

O Princesa Isabel conta ainda com sala de recursos para pessoas com deficiência, armários para os alunos e um amplo laboratório. O prédio possui sala maker equipada com TV, projetor, chromebooks, impressora 3D, entre outros equipamentos, além de possuir climatização.

O diretor do colégio, Fábio Felipe, contou que a unidade vai ganhar muito em 2025.

O estado de conservação estava precário, a escola nunca havia passado por uma reforma como essa  e tudo isso motiva nossos 60 servidores e também vai refletir positivamente em nossos alunos, afinal, era um desejo antigo deles e de seus responsáveis. Agora só temos a ganhar disse o docente.

O comerciante Leandro Assumpção também esteve na escola para entregar a documentação do seu filho que irá cursar a primeira série do Ensino Médio neste ano.

Ele está vindo do Município para o Estado, será o primeiro ano dele aqui. Eu achei ótimo essa estrutura porque é importante ter um ambiente assim para todos. Conforto para os alunos e professores é muito bom contou o responsável.

Este é um dos exemplos que a Secretaria de Estado de Educação vem promovendo na rede, atuando para conservar, melhorar e criar novas escolas para seus mais de 500 mil alunos, dando boas condições de estudo e trabalho para estudantes e servidores. Desta forma, a pasta acredita que as novas gerações terão mais condições de moldarem seus futuros e carreiras profissionais, agregando valor em suas vidas e contribuindo para uma sociedade mais justa e mais democrática.

Edição anterior (3756):
domingo, 02 de fevereiro de 2025


Capa 3756

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral