O Dia Nacional da Saúde (05/08) visa promover ações relacionadas à qualidade de vida, como os serviços de teleconsulta
Um estudo experimental da Policlínica Universitária Piquet Carneiro (PPC), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), analisou a efetividade da teleconsulta na assistência de enfermagem de casos anestésico-cirúrgicos na unidade.
A pesquisa acompanhou 408 pacientes elegíveis para cirurgia durante o ano de 2024 e constatou que, no caso daqueles que receberam contato telefônico prévio, a chance para ocorrência de inconformidades foi 8 vezes menor. Por outro lado, dentro do grupo que não recebeu a telenfermagem, a probabilidade de cancelamento cirúrgico foi 2,2 vezes maior.
Manter consultas médicas e exames preventivos em dia são alguns dos fatores que contribuem para a conscientização de valores relacionados à promoção de um estilo de vida mais saudável, uma das metas do Dia Nacional da Saúde, celebrado neste 5 de agosto. A data homenageia o nascimento do médico sanitarista Oswaldo Cruz.
No caso de pacientes cirúrgicos, existe uma série de orientações para o pré-operatório: jejum prolongado, banho pré-operatório, não utilização de medicações regulares, uso de adornos, prótese dentária, entre outras, como esclarece a professora Cintia Fassarella, coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da PPC/Uerj e uma das responsáveis pela pesquisa. “Com o acompanhamento por telefone, é possível orientar melhor e garantir que a pessoa chegue ao centro cirúrgico instruída corretamente, o que influencia diretamente na taxa de comparecimento”, explica.
De acordo com Fassarella, estudos recentes apontam a alta satisfação daqueles que foram acompanhados de forma remota, evidenciando que não há diferenças significativas entre a modalidade virtual e a presencial quanto à qualidade da avaliação. Além disso, custos indiretos, como deslocamento, acompanhante e alimentação, também são eliminados.
A professora explica que o serviço de teleatendimento no Brasil, apesar de regulamentado recentemente em Enfermagem, ainda é incipiente. “É preciso demonstrar a eficácia dessa ferramenta e angariar mais investimentos na área, para aplicar em treinamento de profissionais e equipamentos”, afirma a coordenadora. “Ao diminuir os cancelamentos de cirurgias, reduzimos também os gastos com material, sala e equipe que acabam por ficar ociosos”, complementa.
O artigo “Efetividade da telenfermagem pré-operatória na redução de cancelamentos cirúrgicos ambulatoriais: estudo quase-experimental” foi aprovado para publicação na revista técnico-científica Acta Paulista de Enfermagem, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Hospital da Uerj atinge marca de 23 mil atendimentos remotos
No primeiro semestre deste ano, a Central de Teleconsulta do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe/Uerj) alcançou a marca de 23 mil atendimentos remotos, número inédito no campo da saúde pública digital.
O serviço foi criado em março de 2023, implementado pelo Núcleo de Telessaúde e Saúde Digital da Uerj. Desde então, seus profissionais atuam no ensino, pesquisa, extensão e na assistência remota para o SUS. O Núcleo foi pioneiro no país, na sequência da aprovação da Lei Federal de Telessaúde, de dezembro de 2022.
Atualmente, o serviço alcança 4.354 pacientes e oferece 27 especialidades médicas com o apoio de uma equipe multiprofissional. Entre as áreas mais procuradas estão Enfermagem (5.198 atendimentos), Psicologia Clínica (4.327), Clínica Médica (2.757), Fisioterapia (2.517) e Fonoaudiologia (1.632).
“No momento a teleconsulta é ofertada para os pacientes que são atendidos no Hupe, alternando o atendimento presencial com o remoto”, diz a professora Alexandra Monteiro, coordenadora do Hupe Digital, que explica que os critérios de elegibilidade para a teleconsulta incluem basicamente a concordância do paciente e a sua habilidade digital para baixar e usar o aplicativo móvel para celular. Após a indicação do médico, é oferecido um serviço de orientação e suporte, também de forma remota.
“Estamos num constante processo de melhorias no processo operacional da jornada do teleatendimento do paciente”, afirma a coordenadora. “Nossa visão de futuro inclui a interoperabilidade com tecnologias para que os teleconsultores possam ter acesso à dados digitais relacionados ao exame físico, sempre com foco na satisfação e na experiência dos usuários”.
Veja também: