O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) anuncia a aprovação, com nota máxima, do projeto SABIAM-Alvo-Net Rede Sul-Americana de Bioinformática, Inteligência Artificial e Modelagem na Prospecção de Alvos Moleculares e Inovação Biotecnológica, no inédito edital CAPESAUGM, voltado à cooperação internacional multilateral
A proposta é coordenada por Marisa Fabiana Nicolás, pesquisadora do LNCC, e foi uma das 15 selecionadas entre 218 submetidas, tendo obtido nota 100, sem os 10 pontos adicionais concedidos a instituições pertencentes à Associação de Universidades do Grupo Montevidéo (AUGM), o que destaca seu mérito técnico-científico.
A iniciativa configura um modelo de cooperação entre três países sul-americanos Brasil, Argentina e Uruguai e envolve as seguintes instituições: LNCC (instituição proponente), UNIFESP, UFRJ, Universidad de Buenos Aires (UBA), Universidad Nacional de Córdoba (UNC) e Universidad de la República (UDELAR).
Entre 2025 e 2028, o projeto prevê intercâmbio bilateral qualificado de recursos humanos em níveis de mestrado, doutorado e pós-doutorado, com a concessão de 40 bolsas por meio do programa CAPESAUGM.
O SABIAM-Alvo-Net integra áreas como bioinformática, modelagem matemática e molecular, inteligência artificial, microbiologia e biotecnologia, com o objetivo de investigar alvos terapêuticos inovadores para patógenos e parasitas resistentes a múltiplas drogas. A proposta aborda o desafio global da resistência antimicrobiana (AMR) com soluções interdisciplinares, promovendo a integração de dados e ferramentas de última geração.
As ações incluem desde triagens virtuais e experimentos in silico/in vitro, até modelagem preditiva, machine learning, profiling ribossomal e biotecnologia enzimática, com a colaboração de grupos de excelência nos três países.
Veja também: