Edição anterior (3576):
terça-feira, 20 de agosto de 2024


Capa 3576

Pessoas com deficiência estão sofrendo com rua em situação precária na comunidade do Alemão

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Lucas Klin - especial para o Diário

A rua Dr. Hans Bistritscham, localizada na comunidade do Alemão, é uma via pequena, mas que a população local não tem escolha, ao não ser passar por lá. Há mais de dois anos, os moradores vêm fazendo pedidos à prefeitura para que a situação seja resolvida, mas até o momento, não houve avanços significativos. A rua é irregular e possui grandes buracos que atrapalham consideravelmente a locomoção dos moradores.

A falta de asfalto e iluminação na rua tem impactado diretamente a vida dos moradores, especialmente aqueles com deficiências. Segundo os moradores, um menino de 10 anos, que não consegue andar, enfrenta dificuldades para se locomover. A impossibilidade de usar cadeira de rodas devido à irregularidade da rua torna ainda mais difícil a tarefa de se locomover, por conta do risco de se acidentar.

Meu enteado já caiu da cadeira de rodas umas duas vezes. Ele tem 10 anos, queria ir à quadra ver as outras crianças jogar bola, brincar, mas não tem como se locomover com a cadeira de rodas, e no colo não dá para levar, por conta do peso, relatou o padrasto da criança.

Além disso, segundo relatos, um senhor com deficiência visual, que reside no final da rua, também enfrenta obstáculos diários. A vegetação invadiu a fiação elétrica, comprometendo ainda mais a situação. Um morador disse que mesmo quando o poste de luz funcionava, a iluminação não alcançava adequadamente a rua devido ao mato. No momento, a iluminação é precária. É importante ressaltar que a via é utilizada por dois moradores com deficiências, o que torna a falta de infraestrutura ainda mais urgente.

Já vi nosso vizinho que é deficiente visual escorregar e cair na terra que fica no caminho e agora sem iluminação está ficando ainda pior. A noite é ruim até para quem consegue andar e enxergar onde pisa, imagina para quem não pode fazer os dois, ressaltou um morador.

Apesar das constantes cobranças por parte dos moradores, nenhum resultado concreto foi obtido. Recentemente, alguns carrinhos de terra foram colocados na rua pela própria população para tentar amenizar a situação, mas essa medida paliativa não resolve o problema de forma efetiva.

Segundo os moradores, alguns Vereadores da cidade já estiveram na rua, prometendo soluções e apresentando materiais, mas até o momento, não houve avanços significativos. A comunidade espera que a prefeitura tome medidas efetivas para asfaltar a rua e instalar iluminação adequada, garantindo a segurança e acessibilidade para todos os moradores, especialmente aqueles com necessidades especiais.

A Prefeitura informou que, desde 2022, já pavimentou mais de 170 ruas em toda a cidade. A Secretaria de Obras segue trabalhando para que novas vias recebam o serviço, e o caso citado será analisado.

Com relação à iluminação pública, a Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP) informa que enviará uma equipe técnica ao local para verificar e realizar as intervenções necessárias.

Edição anterior (3576):
terça-feira, 20 de agosto de 2024


Capa 3576

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral