Município alcançou 74 pontos no Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) 2025, e se destacou sendo a segunda no estado do Rio
Emanuelle Loli - estagiária
Petrópolis conquistou a classificação “Bom” na nova edição do Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), elaborado pela Transparência Internacional Brasil. Além disso, o Instituto de Direito Coletivo (IDC) realizou o Ranking de Transparência e Governança Pública dos municípios do estado do Rio de Janeiro (RJ) que avaliou 13 prefeituras e mostrou que Petrópolis ficou em segundo lugar no estado do Rio.
A avaliação do ITGP, lançado nessa terça-feira (7), utiliza uma escala que vai de Péssimo, Ruim, Regular, Bom a Ótimo, e analisa os mecanismos de transparência e governança pública adotados pelos Executivos Estaduais, Municipais e pelo Distrito Federal. A ferramenta tem como objetivo comparar a evolução dos estados brasileiros, estimulando práticas cada vez mais transparentes e alinhadas às boas normas de governança.
O Instituto de Direito Coletivo (IDC) realiza o Ranking de Transparência e Governança Pública dos municípios do estado do Rio de Janeiro (RJ). A avaliação das 13 prefeituras em 2025 revelou um cenário de avanço de transparência e governança pública em alguns municípios da região. Em 2024, apenas a capital e Petrópolis estavam classificados com o nível “bom” de transparência e governança pública. Neste ano, sete prefeituras alcançaram o nível “bom”, além da prefeitura do Rio de Janeiro que atingiu o nível ótimo.
O ITGP atribui notas entre 0 e 100 pontos aos indicadores municipais. Quanto maior a nota, melhores os níveis de transparência daquele ente. Petrópolis ficou com 74 pontos. Comparado com a edição anterior, a média subiu cerca de seis pontos. Veja abaixo os indicadores atuais:
Estado
O Estado do Rio de Janeiro conquistou a classificação “Bom” no ITGP. O levantamento destacou que o Governo do Estado do Rio de Janeiro apresentou avanços significativos em dimensões como Plataformas e Transformação Digital e Comunicação, atendendo a importantes mecanismos de transparência.
O Estado apresentou melhorias em diversos indicadores avaliados, o que reforça o compromisso permanente da gestão pública fluminense com o fortalecimento da transparência e do acesso à informação.
Entre os destaques, estão a adoção de inovações digitais aplicadas ao atendimento ao cidadão como uso de inteligência artificial e chatbots , a ampliação do sistema de agendamento digital de serviços públicos, que permite o acompanhamento das solicitações por etapas e a avaliação da satisfação dos usuários, além da divulgação da Carta de Serviços aos Cidadãos e da publicação anual dos resultados das pesquisas de satisfação.
Veja também: