Votação para prefeito ocorre no dia 27 de outubro
Larissa Martins
O 2° turno das Eleições Municipais ocorrem no dia 27 de outubro e o polo eleitoral de Petrópolis já iniciou, na quarta-feira (16), a preparação das urnas eletrônicas. O processo, que deve ser concluído até 23 de outubro, envolve cerca de 900 equipamentos, passando por duas fases principais: a de geração de mídia e a de carga e lacração.
Na fase de geração de mídias, dados essenciais são gravados em dispositivos semelhantes a pen-drives. No 2º turno serão criadas apenas mídias de resultado de votação, contendo dados das chapas dos candidatos à prefeitura, como nome, foto e número de urna.
Cerimônia
Durante a cerimônia de preparação, esses dados são inseridos nas urnas e representantes das entidades fiscalizadoras, como partidos políticos, OAB, Ministério Público, Polícia Federal, entre outros, podem acompanhar e auditar o processo, garantindo a transparência e a confiabilidade do procedimento. Após a inserção dos dados, as urnas também passam por testes para assegurar que estejam funcionando corretamente.
Com a configuração e os testes concluídos, todas as portas de acesso físico das urnas são lacradas com selos especiais da Casa da Moeda do Brasil, que possuem propriedades químicas que inibem tentativas de violação, indicando imediatamente qualquer remoção.
As urnas eletrônicas serão armazenadas em local seguro e transportadas para os locais de votação no final de semana das eleições. Elas são equipadas com sistemas que proíbem seu uso antes da data programada, garantindo a integridade do processo eleitoral.
1° turno
No dia 6 de outubro, 1° turno, cinco candidatos concorreram pelo cargo de prefeito. O vereador Hingo Hammes (PP) conquistou 49,96% dos votos (78.734) e vai disputar contra o deputado estadual Yuri Moura (PSOL) no segundo turno, que teve 17,77% (28.001). Os demais, Rubens Bomtempo (PSB), Eduardo Blog (Republicanos) e Doutor Santoro (Novo), foram escolha de 17,23% (27.158), 12,37% (19.496) e 2,66% (4.193) dos eleitores no município respectivamente.
Ausência
Quem não votou no 1º turno e nem pôde justificar a ausência às urnas no dia da votação tem até o dia 5 de dezembro para apresentar a justificativa. O procedimento pode ser feito pelo aplicativo e-Título, pelo Sistema Justifica ou pelo Autoatendimento Eleitoral, disponível nos Portais da Justiça Eleitoral.
Juntamente com a solicitação, é necessário anexar, obrigatoriamente, documentos que comprovem a impossibilidade do exercício do voto, tais como bilhetes de passagens, cartões de embarque, atestado médico, entre outros.
Se a eleitora ou o eleitor não tiver acesso às ferramentas de justificativa on-line, deverá comparecer a qualquer cartório eleitoral ou à Central de Atendimento ao Eleitor de seu estado para apresentar o requerimento de forma presencial, com os mesmos documentos acima mencionados.
Quem estava na cidade onde vota e, por algum motivo, deixou de votar também deve apresentar a justificativa e os documentos que demonstrem a razão da ausência no 1º turno. No 2º turno, os eleitores que não votaram no último domingo (6) podem e devem votar.
Com informações da Agência Brasil e TRE
Veja também: