A história de Petrópolis comprova que o desenvolvimento econômico da cidade imperial está diretamente ligado à história do comércio. De forma resiliente, o setor é um dos que mais emprega mão de obra, incluindo as oportunidades de primeiro emprego. Em mais um aniversário da cidade, o comércio revela suas perspectivas positivas com relação ao futuro.
“Temos um comércio forte, com muitos empreendimentos familiares, que mantém funcionários por mais de 20 anos. E isso acontece justamente porque o empresariado está atento às transformações do mercado de consumo, mas, não deixa de lado o atendimento especializado, a fidelização dos clientes e a qualidade dos produtos genuinamente petropolitanos”, explica o presidente do Sicomércio Petrópolis, Marcelo Fiorini.
Muito além de se vender, o comércio petropolitano proporciona uma experiência de compra e para o futuro, a tendência é de fortalecimento do setor.
“Os visitantes fazem questão de conhecer os polos de moda, o comércio do centro histórico e, aproveita para conhecer os restaurantes, os pontos turísticos, os serviços oferecidos de saúde e beleza. Isso comprova que a cadeia produtiva toda se beneficia com o turismo e comércio em alta. Um calendário de eventos diversificado, atividades culturais acessíveis, tudo isso conta e favorece para o fortalecimento da economia como um todo. Petrópolis oferece para os seus visitantes, uma experiência de compra completa e a tendência é de que cada vez mais isso ganhe força no município”, completa Marcelo Fiorini.
O cenário econômico do país também favorece o desenvolvimento. “Políticas públicas que garantem segurança e estímulos sociais são importantes propulsores da economia como um todo e, é claro que torcemos para que esse ano seja um ano de mais movimento no comércio. Os petropolitanos também devem fazer a sua parte, comprando no comércio local, valorizando o que é nosso e garantindo o pleno desenvolvimento do setor”, acrescenta Marcelo Fiorini.
Rua Teresa: o polo de moda mais famoso do estado
Um dos pontos mais conhecidos e visitados na cidade é a Rua Teresa. No aniversário de Petrópolis, o polo comemora a resiliência e a força dos microempreendedores locais.
“Como todos os locais, a Rua Teresa já passou por transformações, enfrentou pandemia e a tragédia da chuva, mas, continua sendo uma referência no atendimento e oferta de produtos de qualidade. Aprendemos a diversificar as vendas, apostar também nas redes sociais e hoje percebemos o quanto a Rua atrai visitantes a partir do investimento que a Associação Da Rua Teresa faz em ações de comunicação e marketing, parcerias e realizações de eventos”, explica a presidente da ARTE, Denise Fiorini.
Veja também: