FITUR atrai 150 mil operadores do trade turístico mundial
O Brasil, com um aumento de 13% no número de turistas internacionais ano passado, chega à Feira Internacional de Turismo 2025, em Madri, em um momento de expansão no turismo. Como país homenageado, tem uma posição de destaque, fortalecendo sua estratégia de promoção internacional. E Petrópolis é um dos destinos turísticos nacionais que está sendo exibido na FITUR. Aberto na quarta-feira (22), o evento segue até domingo com números recordes: nove mil expositores, 153 mil participantes do trade turístico mundial e 97 mil visitantes do público geral. Em sua 45ª edição, a FITUR é promovida pela IFEMA (Instituição de Feiras de Madrid ) em parceria com a Organização Mundial do Turismo (OMT), um dos maiores encontros globais do setor.
O estande do Brasil, organizado pela Embratur, recebe agentes e direção da Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de janeiro. Com a proposta de interiorizar a visitação, o FCVB-RJ investiu em farto material de cidades fluminenses, com destaque para Petrópolis. Três ícones da arquitetura e cultura da cidade estão evidenciados: Museu Imperial, Palácio Quitandinha e Palácio de Cristal. Além disso, estão sendo apresentados todos os atrativos da cidade, como agroturismo, aventura, gastronomia e a pluralidade de opções que Petrópolis oferece, incluindo seu potencial como cenário para produções audiovisuais.
“Petrópolis recebe média de 130 mil turistas estrangeiros por ano. Ter nossa cidade divulgada em um evento gigante e importante como este é fundamental para ampliar número de visitantes estrangeiros que vêm, sobretudo, buscando a vivência histórica e cultural da cidade, além da natureza”, aponta o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Fabiano Barros.
A FC&VB estará focada em ampliar a vivência dos turistas no interior do estado do Rio de Janeiro e está exibindo à farta oferta fluminense. “Nosso objetivo é promover as diversas experiências únicas que a região oferece, incentivando os visitantes a estenderem sua estadia. Queremos que eles permaneçam de sete a nove dias, explorando a riqueza cultural, gastronômica e natural que só o interior do estado pode proporcionar", afirma Tatiana D'Angello, gestora de Marketing e Novos Negócios da FC&VB-RJ.
A presença na FITUR também será uma oportunidade de estabelecer parcerias e atrair novos investimentos para o turismo do estado do Rio de Janeiro. "A presença da FC&VB em uma das principais feiras do setor é extremamente importante, pois destacamos o estado como destino de excelência no mercado turístico. Essa participação reforça o posicionamento dos nossos produtos e experiências no cenário nacional e internacional”, aponta Guilherme Abreu, presidente da FC&VB-RJ.
Veja também: