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Petrópolis fica acima da média nacional e alfabetiza 64,81% das crianças na idade certa em 2024

Município avança 2,31 % em relação a 2023 e ultrapassa meta nacional; avaliação aponta qualidade intermediária da alfabetização e alta participação dos alunos

Foto: Freepik
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Emanuelle Loli - estagiária

Em 2024, 64,81% das crianças das redes públicas de ensino de Petrópolis foram alfabetizadas na idade correta. O município teve um percentual acima do nacional (59,2%) e da expectativa do país para 2024 (60%). O dado foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na última sexta-feira (11).

O número teve um aumento de 2,31 pontos percentuais, comparado com a última medição em 2023, quando o indicador municipal era de 62,5%. Segundo o MEC, com a continuidade da avaliação, será possível acompanhar melhor as metas estabelecidas pelo governo e entes da Federação por meio do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).

A iniciativa foi firmada com os 26 estados, mais o Distrito Federal e estabeleceu como meta nacional para 2030 que mais de 80% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas no fim do 2º ano do ensino fundamental.

As metas para Petrópolis são de: 68,17%, em 2025; 70,82%, em 2026; 73,33%, em 2027; 75,7%, em 2028; e 77,93%, em 2029.

Além dos números de crianças alfabetizadas na faixa etária correta, o estudo também mede sua qualidade. Em uma escala de seis níveis, como o pior sendo o “abaixo do nível um” e o maior sendo “cinco”, o município ficou com sua qualidade em três. O percentual de participação na avaliação bateu os 83,77%.

Brasil

De modo geral, o Brasil apresentou aumento no número de crianças alfabetizadas no tempo certo em 2024, mas não atingiu a meta de 60% dos alunos na faixa etária estabelecida pelo governo federal. Os indicadores mostram que 59,2% dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental são capazes de ler e escrever textos simples, enquanto no ano anterior, este índice era de 56%.

Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, as fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul em abril e maio de 2024 foram responsáveis pela forte queda do índice de alfabetização no estado e, consequentemente, rebaixaram a média nacional, impossibilitando o alcance da meta.

"O Rio Grande do Sul caiu absurdamente. Se o Rio Grande do Sul tivesse, pelo menos, mantido o percentual de 2023, nós teríamos chegado à meta de 60,2%, em 2024, se não fosse a situação atípica de calamidade no estado. Isso afetou fortemente [o resultado]”, disse Camilo Santana.

Em 2024, o número de crianças alfabetizadas no Rio Grande do Sul caiu de 63,4% para 44,7%. Segundo o ministro, a situação atípica, quando as crianças não tinham condições de ir à escola, tem sido reparada com esforço conjunto dos governos federal, estadual e dos municípios. “A queda foi muito grande: 20%. A gente espera que se restabeleça e [a situação] volte aos padrões anteriores.”

As metas intermediárias que deverão ser batidas para que seja alcançado o índice de 80% das crianças alfabetizadas até os sete anos em 2030 são: 64%, em 2025; 67%, em 2026; 71%, em 2027; 74%, em 2028; e 77%, em 2029.

Indicador

O Indicador Criança Alfabetizada é calculado a partir de um teste com 16 questões de múltipla escolha e três de resposta escrita, incluindo uma produção textual. O Inep fornece os itens que compõem as avaliações aplicadas pelos sistemas estaduais.

Entre outubro e novembro de 2024, cerca de dois milhões de estudantes foram avaliados em suas próprias escolas. O teste verifica se a criança desenvolveu habilidades básicas de leitura e escrita. Considera-se alfabetizada a criança que atinge pelo menos 743 pontos na escala do Saeb, valor definido pela Pesquisa Alfabetiza Brasil (Inep, 2023), como referência para o final do 2º ano do ensino fundamental.

O padrão nacional de alfabetização indica que estudantes que alcançam esse resultado são capazes de ler palavras, frases e textos curtos; localizar informações explícitas em textos curtos (até seis linhas), como em bilhete, crônica e fragmento de conto infantil; inferir informações em textos que articulam linguagem verbal e não verbal, entre outras habilidades.

*com informações da Agência Brasil e Ministério da Educação.

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