Edição anterior (3888):
sábado, 31 de maio de 2025


Capa 3888

Petrópolis fortalece integração entre turismo e esporte em novo encontro promovido pelo Convention Bureau

Foto: Alcir Aglio
Foto: Alcir Aglio
A consolidação de Petrópolis como destino de turismo esportivo voltou à pauta com a realização do 2º Encontro de Integração com Representantes do Esporte, promovido pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau em parceria com a Secretaria de Esportes do município. O evento, que acontece no próximo dia 7 de junho, na Academia Locatelli, dará continuidade ao diálogo iniciado em 2024 entre atletas, organizadores de eventos e representantes do trade turístico local. O encontro é gratuito.

A proposta é clara: aproximar setores estratégicos da economia criativa e ampliar a visibilidade de Petrópolis como sede de competições, torneios, treinamentos e eventos multiesportivos ao longo de todo o ano. A cidade já se destaca por receber modalidades como montanhismo, mountain bike, corrida de rua, beach tennis, jiu-jitsu, squash, capoeira, golfe, vôlei e natação, entre outras.

“A força do esporte em Petrópolis vai além da competição. Ele movimenta a economia, preenche a rede hoteleira em períodos de baixa temporada e apresenta a cidade a um público que, muitas vezes, retorna como visitante. Nosso objetivo é integrar os esforços e pensar o turismo esportivo como vetor de desenvolvimento sustentável”, afirma Fabiano Barros, presidente do Convention Bureau.

No primeiro encontro, realizado em 2024, mais de 60 representantes de clubes, academias, federações e instituições de ensino participaram das discussões que abriram espaço para ações concretas, como o mapeamento de locais com potencial para eventos esportivos e a consolidação de uma pesquisa para identificar as necessidades do setor.

“Temos estrutura e vocação. Clubes tradicionais, hotéis com quadras e campos, trilhas deslumbrantes e uma gastronomia acolhedora. O que precisamos é alinhar melhor as oportunidades, integrar os agentes e transformar eventos esportivos em experiências marcantes para quem participa e para quem recebe”, complementa Fabiano Barros.

A cidade conta com mais de 6,5 mil leitos de hotelaria, mais de 350 bares e restaurantes e está estrategicamente posicionada a menos de 70 km da capital, o que favorece a realização de eventos de diferentes portes. O 2º Encontro de Integração reforça o compromisso do Convention Bureau em manter um canal permanente entre os organizadores esportivos e o setor turístico, promovendo uma sinergia capaz de gerar impacto positivo para toda a cadeia produtiva.

O evento é gratuito e destinado a profissionais do esporte e do turismo, além de empresários e gestores interessados em investir na área. A presença dos participantes é considerada essencial para consolidar o caminho que coloca Petrópolis como referência nacional em turismo esportivo.

Edição anterior (3888):
sábado, 31 de maio de 2025


Capa 3888

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral