Edição anterior (3531):
segunda-feira, 08 de julho de 2024


Capa 3531

Petrópolis: há dois meses sendo Berço Imperial da Cerveja

Temos orgulho de carregar esse nome na nossa marca institucional e de termos iniciado a nossa história de sucesso há 30 anos, afirma diretor industrial do Grupo Petrópolis

Foto: Arquivo
Foto: Arquivo

Larissa Martins especial para o Diário

No final de maio, Petrópolis ganhou reconhecimentos pelo mercado de produção cervejeiro, inclusive no segmento artesanal, recebendo o título de Berço Imperial da Cerveja, oficializado pela Lei 14.868/2024. O município já era considerada a Capital da Cerveja pelas inúmeras opções dos produto na região.

Petrópolis não é apenas a cidade onde nasceu o nosso Grupo, mas um polo da indústria cervejeira nacional. Para mim, a cidade já era especial e o berço da minha carreira. Foi onde comecei aos 16 anos como jovem aprendiz neste universo e hoje me sinto ainda mais honrado por este lugar também fazer parte da minha trajetória. Como Grupo, temos orgulho de carregar esse nome na nossa marca institucional e de termos iniciado a nossa história de sucesso há 30 anos. Produzindo cervejas de qualidade com a pura água da Serra Fluminense, temos contribuído para o crescimento e relevância do setor cervejeiro como um pilar fundamental para a economia da cidade", diz Diego Gomes, mestre cervejeiro e diretor industrial do Grupo Petrópolis.

Turismo

A decisão foi tomada após aprovação da Comissão de Educação e Cultura (CE) do Senado e logo sendo sancionada pelo Presidente Lula. O objetivo do projeto é promover o desenvolvimento econômico e turístico da região por meio da valorização de suas tradições históricas. A secretária de Turismo, Silvia Guedon, comemorou o título na época.

Ficamos muito empolgados em receber este título e não podemos deixar de dizer que realmente Petrópolis faz jus a ele, pois foi aqui que nasceu a primeira cervejaria do Brasil, a Bohemia, aberta em 1853. Além dela, temos outras duas grandes fabricantes, a Itaipava e a Império. Mas também é importante destacar que hoje, a cultura cervejeira, com a crescente produção das cervejarias artesanais, se soma aos demais atrativos turísticos de nossa cidade. Já contamos com 20 cervejarias artesanais, sendo algumas abertas à visitação turística com beer-tour, que além da Bohemia, reúne a Brewpoint, a Colonus, a cervejaria Alter, Da Corte, Duas Torres e Sampler, formando o Circuito Cervejeiro. Há também cervejarias que possuem bares, como a Colonus, o Casarão Odin, Pub Duranz, Sampler e Duas Torres. As cervejarias são importantes atrativos, tanto para os que desejam saber mais sobre a cultura cervejeira e conhecer os diversos estilos produzidos, ou ainda para obter dicas de harmonização com pratos e petiscos, frisou Silvia.

Bauernfest

A Bauernfest, tradicional festa alemã de Petrópolis, é a prova do merecimento do título dado à cidade. É durante o evento que milhares de pessoas vêm para tomar as diversas opções de cerveja. No ano passado, a estimativa é que, em toda a festa, tenham sido consumidos 100 mil litros, incluindo patrocinadora oficial da festa, as cervejas artesanais e outras marcas no entorno.

A 35ª edição já refletiu em números expressivos em termos de ocupação hoteleira, atendimentos nos Centros de Informação Turística e visitação nos principais pontos turísticos do município.  Segundo levantamento preliminar realizado pela Secretaria de Turismo, que comparou dados entre 2023 e 2024, houve um crescimento substancial nos dois primeiros fins de semana da festa.

No primeiro fim de semana da Bauern, a taxa média de ocupação hoteleira no 1º distrito (Centro e arredores), atingiu 89,63%, em comparação com 84,59% no mesmo período de 2023. Já no segundo fim de semana, a ocupação se manteve na faixa do ano anterior, com 91% de ocupação no primeiro distrito, mas registrou um incremento de 5,02 pontos nos demais distritos, resultando em uma taxa média de 87,52% em 2024 contra 85,03% em 2023 em toda a cidade.

Edição anterior (3531):
segunda-feira, 08 de julho de 2024


Capa 3531

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral